[PSL-Brasil] Licenciamento do JOOMLA e JOMSOCIAL

Alexandre Oliva lxoliva em fsfla.org
Sexta Dezembro 14 13:03:31 BRST 2012

On Dec 13, 2012, Marcus Vinicius <contato em doutorlinux.com> wrote:

> mantenho minha opinião: software GPL não é vendido.

Você tem todo o direito de manter e manifestar sua opinião, mesmo que
ela contrarie a realidade ;-)

Software Livre, inclusive licenciado sob GPL, pode ser e é vendido.  Há
muitíssimos exemplos contretos disso, mas posso me limitar a um exemplo
fictício para demonstrar esse ponto:

Olha só esse programa FOO que eu fiz, utilizando trechos de código
GPLv3+ de terceiros (portanto FOO só pode ser distribuído sob GPLv3+).
Vendem-se cópias por R$5.000, titularidade dos direitos autorais sobre a
parte que escrevi por R$1.000.000 e serviços de consultoria, suporte,
treinamento, instalação e customização por R$250 a hora.  Tá a fim?

Faltou eu oferecer algum caso em que eu possa defensavelmente, ainda que
informalmente, dizer que estou “vendendo o programa”, mas também,
separadamente, serviços sobre ele?