[PSL-Brasil] Sobre vender software livre

Bruno F. Souza bruno em javaman.com.br
Domingo Dezembro 16 01:00:48 BRST 2012

On 15/12/2012, at 15:17, Deckardbot wrote:

> Ao que entendi:
> Eu tenho acesso livre ao código fonte do RedHat. Mas o software compilado não
> pode ser distribuido livremente a não ser que sejam substituídos todos os
> componentes que possuem proteção de marca.
>
> Nesse caso não está indo contra os princípios do software livre? Se eu o compro é
> meu e posso deixar meu amigo fazer uma cópia gratuitamente ou por um valor.

Na verdade, nao. O fato de voce ter direito ao codigo que eu escrevi, nao quer dizer
que voce pode, por exemplo, dizer que voce sou eu, ou usar o meu nome. Eh isso
que a politica de trademark garante: que voce nao pode distribuir alguma coisa usando
o logo de outra pessoa (nesse caso, o logo da RedHat).

Observe que "eh seu", seguindo as regras da GPL, que te dao direito sobre o codigo
fonte, mas nao te dao direito aos trademarks.

Voce pode distribuir o programa para seu amigo, mas nao pode distribuir as
marcas e logos da RedHat: eles nao permitem isso, porque querem te dar a garantia
de que o produto deles tem a qualidade que eles garantem. So que mais facil do que
distribuir RedHat sem os logos eh voce distribuir para seu amigo o codigo do
CentOS, onde uma comunidade faz exatamente isso: tira os logos da RedHat.

A RedHat nao eh a unica que faz isso. Outro exemplo eh a Mozilla, que tambem
alegando estar cuidando da qualidade do produto, passou a exigir que distribuicoes
do Firefox que facam modificacoes no browser, removam o nome, e nao usem as
marcas "Firefox" (por isso o Debian hoje distribui o IceWeasel, que eh o Firefox sem
as marcas Firefox). Varios projetos livres fazem isso.

Eh importante entender que Software Livre nao quer dizer "casa da mae joana, faca
a farra que voce quiser". Eh um contrato, com regras a serem seguidas, com limites
onde se aplica e com restricoes especificas (livre nao quer dizer livre de restricoes!).
Entao, quando voce esbarra em alguma restricao que faz parte das regras, isso nao
significa que "vai contra", ao contrario, sao essas as regras do jogo.

Resumindo, as licencas livres te dao direito a voce ter acesso, poder modificar e
poder redistribuir o _codigo fonte_ da aplicacao. As politicas de copyright garantem
que voce, que escreveu o codigo, pode exigir que quem usar tenha que seguir as
regras da GPL. A politica de trademark te garante que seu logo, seu nome, nao
podera ser usado (nem modificado) por outros. Essas coisas sao todas
complementares, e eh importante entender todas se voce quiser _redistribuir_
um programa de alguem.

Por outro lado, voce nao precisa entender nenhuma se voce so quiser usar o
programa :-D

[]s,
Bruno.

http://www.javaman.com.br                      bruno at javaman.com.br
        if I fail, if I succeed, at least I live as I believe