[PSL-Brasil] A vida sem patentes

Hudson Flavio Meneses Lacerda hfmlacerda em yahoo.com.br
Quinta Dezembro 20 10:46:20 BRST 2012

Marcus Diogo wrote:
> Acho que vcs já devem saber desta solução mas se não
>
> open hardware and mostly open firmware:
> <http://www.bunniestudios.com/blog/?p=2686>,
> <http://www.kosagi.com/w/index.php?title=Novena_Main_Page>.

Oi Marcus,

Obrigado pelos links. Eu sabia da existência de projetos nessa linha,
mas não conheço nenhum exemplo concreto. Vou dar uma olhada nas suas
indicações.

Quanto ao projeto do Sam Muirhead, ele deixa claro que o objetivo não é
apenas tentar realizar radicalmente o viver sem patentes e propriedade
imaterial proprietária, mas avaliar quais são os obstáculos, as
dificuldades e as possibilidades. Ao usar um Mac enquanto avalia os
novos projetos de hardware livre, ao usar Ubuntu e Firefox com elementos
proprietários, entre outros casos problemáticos, ele analisa e explicita
o que é e o que não é livre em cada caso. Isso é muito mais instrutivo
do que apenas apoiar-se no tudo-ou-nada, o que seria visto apenas como
uma atitude excêntrica.

Hudson