[PSL-Brasil] Licenciamento do JOOMLA e JOMSOCIAL

Pedro A D Rezende rezende em cic.unb.br
Sábado Dezembro 22 17:56:51 BRST 2012

Em 22-12-2012 03:23, Alexandre Oliva escreveu:

> BZZT! :-)  Não posso deixar passar essa :-)
>
> É uma licença de direitos autorais.  Execução não é regulada por
> direitos autorais, e a GPL explicitamente se exime de autorizá-la.
>
> Não confundir com acordos de licença de uso, ou de usuário final, que,
> além de não serem contratos benéficos (que a GPL é, por ser puramente
> uma licença), tratam de temas e restringem atos não governados por leis
> de direitos autorais.

Com relação a possíveis nuanças na questão, que poderiam relativizar a
resposta acima, com a qual concordo integralmente, podemos ainda
acresentar, à guisa de esclarecimento:

A licença GPL reconhece implicitamente o direito de uso a partir da
posse de uma cópia da obra licenciada, na 1a. sentença da 2a. frase do
2o. parágrafo da cláusula 0 (onde é descrito o objeto da licença na
v.2), cuja produção (a de cópias), distribuição e modificação (em obras
derivadas) ela explicitamente regula (nas cláusulas 1 em diante).