[PSL-Brasil] Governo do Paraná vai gastar 649 mil com MS

Ronaldo Lages * ASL.Org rclages em softwarelivre.org
Quarta Julho 18 08:52:24 BRT 2012

Eliane e demais companheiro(a)s do Software Livre...

A meu ver a CGU (Controladoria Geral da União) nada pode fazer nesse caso
pois trata-se de ação do governo do PR e o órgão atua sobre entidades do
Governo Federal ou que recebem verbas públicas federais, tais como ONGs e
etc. e tal.

A questão aqui é acionar o MP (Ministério Público), mas mesmo assim
precisa-se ter procuradores que entendam as razões da causa e que tenham
perfil de levá-la às últimas consequências. Além disso parece que o edital
direciona para aquisição de produtos específicos, o que também fere a Lei
8666 das Licitações. Ter-se uma ONG que provoque e acessore o MP seria o
canal.

Mas, mesmo com tudo isso, não significa resultados, vejam que esse valor
ainda é muito inferior a traição feita pela CAIXA onde toda economia
produzida com Software Livre está sendo direcionada para um super-mega
compra de software M$.

E tudo isso, penso eu, não é questão político nem técnica, é perfil de
gestão e seus relacionamentos com o mercado.

Aqui no RS, onde também temos uma Lei do ODF (e uma Lei do Software Livre a
ser julgada no STF), precisamos estar atentos aos maus exemplos. Urge que
tais leis sejam regulamentada e normatizadas de forma clara e objetiva,
determinando regramentos legais às compras de TIC do Estado, envolvendo os
órgão reguladores e determinando punições aos gestores que não queiram
aceitar as regras do jogo, pois, afinal, são verbas públicas repassadas à
multinacionais.

*Paz, Vida Longa e Prospere!

Ronaldo Cardozo Lages
Facebook/Skype: rclages  Twitter: @rclages
E-mails: rclages em softwarelivre.org
     ronaldo em lages.net (GTalk, MSN)
     rclages em solisc.org.br
Técnico em Telecomunicações (CREA-SC)
Porto Alegre, Rio Grande do Sul - Brasil
1999 Idealizador do FISL [http://www.fisl.org.br/]
2003 Fundador da ASL.Org [http://www.asl.org.br/]
2009 Organizador do SoLiSC [http://www.solisc.org.br/]
2010 Técnico em Telecomunicações [http://www.ifsc.edu.br]