[PSL-Brasil] Governo do Paraná vai gastar 649 mil com MS

Alexandre Haguiar alexandrehaguiar em gmail.com
Segunda Julho 23 20:55:09 BRT 2012

É porque o beneficio do Software Livre é de certa forma negativo em relação
a investimentos e gastos. Quando comparamos gastos de Software Livre em
relação a outras iniciativas com proprietários, certamente os segundos
levantam maiores números que o primeiro. Podemos encontrar este argumento
tosco de diversas organizações como a Softex conforme link que envio abaixo.

http://convergenciadigital.uol.com.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=30028&sid=7

Observe este conceito: bens econômicos são aqueles relativamente escassos
ou que demandam trabalho humano, como tal, tem valor econômico. No caso do
Software Livre, quando equiparados a Softwares Gratuitos, este deixam de
ser bem economicos e desta forma é inviável se mensurar a quantidade de
economia gerada. De forma semelhante é muito dificil se mensurar a economia
gerada com remedios quando se pratica atividades físicas.

Se apresentássemos aqui os números com gastos do Governo em Software Livre,
estes seriam ridículos em comparação com os proprietários. Não seria em
face a estes números possível se mensurar os ganhos com estes softwares,
tendo em vista que, prontos, estes se tornam gratuitos e desta forma deixam
de ser bens econômicos, toda a humanidade pode se beneficiar dos mesmos.

Os gastos com software ou produção de software sem uma licença livre devem
ser abominados de forma geral. É inaceitável que dinheiro público deixe de
ser usado na saúde, segurança e educação para serem gastos tornando do
Estado assinante de serviços de software proprietários e produtos de nuvem.
É com este ponto de vista que trazemos a tona as grandes compras de
software proprietário, para poder coibir governantes de em face a
interesses espúrios torrar dinheiro público de forma irresponsável.

Alexandre Haguiar
Coordenação Estratégica de Tecnologia
41 - 3593-8750
alexandre.aguiar em serpro.gov.br