[PSL-Brasil] transparência e software (era: Re: Cuidado com a Armadilha no Divulga2012)

Heitor Faria heitor em bacula.com.br
Domingo Outubro 14 11:01:22 BRT 2012

> Onde você traça a linha que separa o caso em que você não quer
> escrutínio público do comportamento de agentes públicos daquele em que
> você quer porque isso ajuda a reduzir a corrupção?

Oliva. Reli a LAi e você tem razão neste ponto.
Apesar de continuar achando que não era a intenção do legislador, a LAI
utiliza um conceito bastante genérico de informação.
"Art. 4o - informação: dados, processados ou não, que podem ser utilizados
para produção e transmissão de conhecimento, contidos em qualquer meio,
suporte ou formato;"
Mesmo assim nada impede a administração pública de reclassificar este tipo
de informação, quando não houver.
Tenho a impressão que os códigos desenvolvidos pelo SERPRO, por exemplo,
são sigilosos.

 > Se for verificado algum cavalo de tróia no código de software
>
> Restando o desafio de comprovar a existência do cavalo de tróia,
> particularmente quando a excusa “é software, portanto não está sujeito
> ao escrutínio público, só porque o Heitor quer” ;-)

Wtf? Não se trata do meu querer... Se trata da análise da vinculação do
Estado em liberar o código do software de sua propriedade ou não.

> Justamente.  Esse parágrafo ao qual você responde trata do caso
> condicional em que o programa se desvie do comportamento estabelecido em
> lei.  Por que não poderíamos nós cidadãos fiscalizar?  Devemos confiar
> cegamente no mestre Heitor, que nos diz e repete “confie em mim”?

Wtf [2]?
Se eu sou vizinho do Oliva e observo um movimento elevado em sua casa posso
invadí-la pq acho que ele é um narcotraficante?
Lembre-se da presunção de boa-fé do agente público.

Presumi.