[PSL-Brasil] Governo Federal e o uso de Software Livre!

ValessioBrito valessio em gmail.com
Terça Setembro 4 12:30:54 BRT 2012

Ainda um dos principais argumentos do .gov.br  são:

1. Não tem empresas capacitadas/para assumir tal responsabilidade;

2. Se tem empresas/pessoas, os software livre é muito complexo e
demanda uma curva de aprendizagem ainda maior;   Por isso o comodismo
de não ir para outras plataformas; etc...

Enfim, isso tudo me parece que a comunidade software livre no Brasil,
associações e empresas.. pensam muito pouco e se contentam com isso;
com o pouco qual é direcionado para organizar eventos/encontros.. e
com um bom emprego..  O resto que se f***

Esta é mais uma thread igual aquelas desde mil novecentos e bolinha;
A lei do acesso a informação esta ai, enquanto não utilizar dela para
analisar contratos com fabricas de software proprietários ou abuso em
licenças de software (seja desde um anitvirus ou software específico
qual é usado para coisas triviais);   O governo ira gastar milhões e
bilhões todos os anos; e  acredito que ele não seja somente o culpado;
 São poucas as pessoas que tem voz e vez na TI das instituições
pública; e quando abrem a boca para defender o uso de tecnologia
livre; é 10 contra 1...

Queremos contornar esta situação?  mudar isso?   Precisamos de mais
pessoas escrevendo Artigos, parecer técnicos.. e não somente blogando
ou discutindo em lista;   Um argumento bem fundamentado é essencial
para convencer e abrir os olhos de quem decide.  Exemplo?

Bom, porque 99% de todo orgão público gasta mensalmente e ou
anualmente MILHÕES de reais com licença em Antivirus?  Certo...  mas
os antivirus pagos são bons e eficazes? opis.. acho que não; será que
o Antivirus livre com base de vacina compartilhada seria algo mais
eficaz?  ....  Se não conseguimos mudar todo um sistema porque não
começamos comer nas beiradas?  Já pensaram para refletir o quanto de
software livre existe para rodar sob uma solução proprietária;
enfim...

A contratação de antivirus/softwares desse tipo; passa por outro
modelo de "urgência", ou algo assim.. que nem passa em nosso olhos o
quanto custou para os cofres públicos.   Quem teria condições/tempo de
fazer um levantamento desses contratos (através da Lei de Acesso);
depois fazer uma comparação com base de vacinas da versão proprietária
com a versão livre... etc..

Enfim;
Vamos batendo o prego com a cabeça;

Em 4 de setembro de 2012 00:07, marciojv <marciojv em gmail.com> escreveu:
> Governo continua com plano de "expansão de SL"......
>
> IPEA esta licitando 100Mil em Licenças Adobe!
>
> DNIT está licitando 11 Milhões ...eu disse 11 milhões e destes boa parte em
> licenças  de Software com especificando de produto em licitação (
> Microstrategy )  impedindo mesmo concorrências de outros softwares sejam
> proprietários ou livres!
>

> isso só este Mês!
>
> Marcio

://ValessioBrito.info