[PSL-Brasil] Governo Federal e o uso de Software Livre!

Marcus Vinicius contato em doutorlinux.com
Terça Setembro 4 12:09:32 BRT 2012

Caríssimos,

Permitam-me algumas considerações/opiniões:

On 04-09-2012 13:30, ValessioBrito wrote:
> Ainda um dos principais argumentos do .gov.br  são:
>
> 1. Não tem empresas capacitadas/para assumir tal responsabilidade;
** Este argumento não procede. Aliás o .gov.br precisa se convencer de
que não precisa de força-tarefa extra-quadros para fazer o que deve ser
feito. Temos muitos técnicos muito bem capacitados dentro do próprio
governo (modéstia à parte, eu sou um deles e estou fazendo doutorado na
COPPE-Sistemas)

** Também fiz mestrado na mesma COPPE-Sistemas mostrando como pode ser
feita a economia com as licenças e meus artigos rodam o mundo, mas aqui
parece que ninguém lê. Aliás, se alguém se interessar segue o link:
http://doutorlinux.com

** Será que .gov.br lê a revista Linux Magazine, por exemplo ? Lá tem
montes de empresas que prestam serviços de software livre, o que
contradiz esta afirmação. Tem é que saber como fazer a licitação.

> 2. Se tem empresas/pessoas, os software livre é muito complexo e
> demanda uma curva de aprendizagem ainda maior;   Por isso o comodismo
> de não ir para outras plataformas; etc...
** Se fosse assim o governos dos EUA não estariam adotando software
livre. Na realidade creio que o argumento da complexidade e da demanda
do aprendizado esconde o velho tratamento ruim dado à educação e a velha
opção de comprar-feito ao invés de fazer (make-or-by  decision dos
economistas)

> Enfim, isso tudo me parece que a comunidade software livre no Brasil,
> associações e empresas.. pensam muito pouco e se contentam com isso;
> com o pouco qual é direcionado para organizar eventos/encontros.. e
> com um bom emprego..  O resto que se f***
** Parece-me que existe o seguinte problema no Brasil, pois já sofri
isso: tentei me inscrever em vários eventos pedindo custeio (custeio não
é receita, ok ?) para apresentar trabalhos que, inclusive, foram
aprovados fora do país. Eu sempre levo um sonoro "não podemos custeá-lo"
como resposta. Mas parece-me que sempre determinadas figurinhas
carimbadas estão lá. Ou seja, se você não é do grupo, você não entra /
não é custeado. É a impressão que me passa.

** Aí eu deixei de apresentar trabalhos no Brasil e comecei a escrever
lá para fora. Se lá não custeiam, ao menos me torno conhecido.

** Uma outra coisa é o seguinte: os eventos são excessivamente técnicos.
Muitas vezes ouvimos palestras que parece que são resumos de cursinhos
de como configurar uma servidor, ou como fazer um SAMBA funcionar.
Software livre é mais que isso.

** Fui a um congresso sobre Cloud computing em São Paulo (para variar um
pouco, às minhas expensas) e vi discussões de altíssimo nível
(estratégicas mesmo), assim como assisti a um mão-na-massa da Amazon
sobre como criar uma conta na empresa. Foi um evento PRIVADO e bem
equilibrado. O Cesar Taurion estava lá numa mesa redonda e deu fez uma
belíssima exposição sobre o trabalho da IBM na área, por exemplo.

> Esta é mais uma thread igual aquelas desde mil novecentos e bolinha;
> A lei do acesso a informação esta ai, enquanto não utilizar dela para
> analisar contratos com fabricas de software proprietários ou abuso em
> licenças de software (seja desde um anitvirus ou software específico
> qual é usado para coisas triviais);   O governo ira gastar milhões e
> bilhões todos os anos; e  acredito que ele não seja somente o culpado;
>   São poucas as pessoas que tem voz e vez na TI das instituições
> pública; e quando abrem a boca para defender o uso de tecnologia
> livre; é 10 contra 1...
** Não precisa nem desta lei. Tem portarias do MPOG / SLTI determinando
prioridade para Software Livre / Público em licitações da Administração
Pública. A lei existe. é só cumprir.

> Queremos contornar esta situação?  mudar isso?   Precisamos de mais
> pessoas escrevendo Artigos, parecer técnicos.. e não somente blogando
> ou discutindo em lista;   Um argumento bem fundamentado é essencial
> para convencer e abrir os olhos de quem decide.  Exemplo?
** Creio que os olhos de quem decide já estão abertos. O problema é para
onde eles estão direcionados ...

> [...]
> eficaz?  ....  Se não conseguimos mudar todo um sistema porque não
> começamos comer nas beiradas?  Já pensaram para refletir o quanto de
> software livre existe para rodar sob uma solução proprietária;
> enfim...
>
> A contratação de antivirus/softwares desse tipo; passa por outro
> modelo de "urgência", ou algo assim.. que nem passa em nosso olhos o
> quanto custou para os cofres públicos.   Quem teria condições/tempo de
> fazer um levantamento desses contratos (através da Lei de Acesso);
> depois fazer uma comparação com base de vacinas da versão proprietária
** Por modelo de urgência é algo parecido com o que está acontecendo
coma Lei Geral da Copa que modifica a Lei de Licitações ?

Marcus Vinicius
http://doutorlinux.com
--
"Havendo suficientes colaboradores,
Qualquer problema é passível de solução"

"O passado é apenas um recurso para o presente"
Clave de Clau

"O sofrimento é momentâneo; mas
O amor é para sempre"
Parafraseando Wun Dzu

"Ninguém é tão pobre que não possa dar um abraço; e
Ninguém é tão rico que não necessite de um abraço.
Anônimo

"Não fique triste com o que você não tem.
Fique feliz com o que você tem."
Jurema