[PSL-Brasil] Brasil não precisa de informações do Snowden

Hudson Flavio Meneses Lacerda hfmlacerda em yahoo.com.br
Terça Dezembro 17 21:41:39 BRST 2013

Thiago Henrique Ferreira Zoroastro wrote:
> Ei,

Oi Thiago,

> não discordo de vocês, Ricardo Ruiz e Hudson Flavio Meneses Lacerda. A
> dificuldade está no país como um todo aceitá-lo.
>
> O que eu quis dizer com o texto é justamente lamentando ele não poder vir
> para cá e que o Brasil nem sequer tem mentalidade para aceitá-lo.

Não foi o que entendi do seu texto, que me pareceu estar dizendo a
Snowden "vai caçar quem te quer, não precisamos de você", com destaque à
idéia de barganha, com a sugestão implícita de que Snowden não deve ter
(mais) nada de importante a dizer. Era importante dizer explicitamente
no texto (e até mais desenvolvidamente) o que foi dito nos parágrafos acima.

A Depudata Vanessa Grazziotin entendeu muito bem o contexto, na minha
opinião, e defende asilo a Snowden sem exigências:
http://www.vermelho.org.br/noticia.php?id_noticia=231802&id_secao=1

> Acredito que o melhor para ele seria ir para a Venezuela, porque lá
> poderia ser bom para ele ter uma visibilidade num país que o software
> livre já está mais visivelmente estabelecido e gostaria de saber se o
> Prism Break se confirma
> http://prism-break.org/

É, mas o peso do Brasil seria muito maior, porque o governo da Venezuela
tem sido demonizado pelo regime gringolês. O risco é que o governo do
Brasil não gosta de expor posições muito firmes através de ações
concretas (o discurso até que é firme em alguns casos). Para mim não
está claro que conseqüências teria a vinda de Snowden; a presença dele
poderia impulsionar a difusão da consciência sobre privacidade no
contexto tecnológico atual, mas é possível que ele próprio corresse alto
risco pessoal.

Arriso-me até a dizer que, ao povo da Venezuela, Snowden tem muito menos
a dizer do que aos brasileiros. Os brasileiros ainda somos muito mais
acriticamente enganados pelo canto de sereia das novidades tecnológicas,
e mais influenciados pelos meios de comunicação corporativos.

Agora, concordando com você, acho que na Venezuela Snowden estaria
fisicamente mais seguro (mas não na Bolívia ou na Nicarágua) do que no
Brasil, o que é até sinalizado pela aparente má vontade ou hesitação do
Brasil em ajudá-lo.

Até mais,
Hudson

> Atenciosamente.

>>> pirataria. Mas aqueles filmes não se tornarão 'legalmente

Hudson Lacerda
--

- NÃO USE WINDOWS (software declaradamente espião):
	http://www.youtube.com/watch?v=inx8kii9mYY

- EVITE ESPIONAGEM:
 	https://prism-break.org/

- PARTICIPE DO MOVIMENTO DE OBEDIÊNCIA CIVIL:
Pelo Respeito ao Artigo 5º, Alínea X, da Constituição Federal
	* Como e por que participar:
http://www.brunazo.eng.br/voto-e/textos/recadastramento.htm