[PSL-Brasil] Primeiro POD Diáspora no Brasil

Frederico Goncalves Guimaraes fgguimaraes em teia.bio.br
Quinta Dezembro 19 16:55:24 BRST 2013

Olá Paulo e demais,

Em 16-12-2013 18:01, Paulo Henrique Santana escreveu:

> Pelo que entendi também, isso é o que se chama de "redes federadas",
> ou seja, vc tem o perfil em uma rede e pode adicionar amigos de
> outras.

Exatamente. Inclusive uma outra rede federada, construída sobre um
protocolo ainda mais pautado na segurança e privacidade (TODOS os dados
são criptografados no banco de dados e a definição de permissões é
individual é bem granularizada) é a RedMatrix. Para maiores detalhes
sobre essa rede, acessem aqui:

http://redmatrix.me/

 > Essa implementação que falta no Noosfero.

Também acho que já passou da hora.  :-)

> Uma outra discussão é sobre login único que permitiria ter um mesmo
> usuário em várias redes.

A RedMatrix é, na verdade, a implementação de uma rede que utiliza o
protocolo Zot. A ideia desse protocolo é justamente essa: uma identidade
única e segura para a rede. A ideia por trás do Zot é elegante é bem
funcional. Como seus criadores mesmo definem, a Zot é "um OpenID com
esteroides".  :-)

Quem quiser experimentar a RedMatrix, eu mantenho, junto com um amigo,
um hub público, disponível em:

https://red.vilarejo.pro.br

A RedMatrix tem uma lógica um pouco diferente das mídias sociais
"tradicionais". A primeira coisa que você faz ao se cadastrar é criar um
"canal". Encare esse canal como um espaço pessoal ou um grupo de
discussão. Você pode criar vários canais com diferentes níveis de
privilégios. Qualquer dúvida, podemos conversar por aqui ou por lá. Meu
canal principal é:

https://red.vilarejo.pro.br/channel/aracnus

Ando meio parado por uma série de questões que me atropelaram no fim do
ano, mas pretendo voltar à ativa novamente agora.

Um abraço e até mais.

Fred
--
Linux User #228171
Sítio pessoal: http://teia.bio.br

"Liberdade, essa palavra que o sonho humano alimenta, que não há ninguém
que explique e ninguém que não entenda." (Cecília Meireles)