[PSL-Brasil] Aplicativo da Rede Espírito Livre para Android já disponível na Google Play Store

João Fernando joaofernando em espiritolivre.org
Domingo Janeiro 20 15:46:14 BRST 2013

Boa tarde a todos. Com relação a última mensagem... vamo lá.

Em 19 de janeiro de 2013 23:47, panaggio.ricardo em gmail.com <
panaggio.ricardo em gmail.com> escreveu:

> disponível
>
> Se eu usar um Android livre não consigo instalar a app? (A app do
> Google Play Store não é livre, JFTR.)

Se tiver acesso a Google Play Store você consegue acessar o app e este é o
plano inicial. Também planejamos lançar a app para outras plataformas e
outras lojas de aplicativos, mas não é o objetivo principal no momento.
Quanto a plataforma Android especificamente, já tivemos relatos de outros
que usam Cyanogen e outros "Androids livres" instalando através da Play
Store. Temos também outras prioridades como a de lançar as edições da
Revista Espírito Livre, o nosso principal objetivo no momento. Quanto a
disponibilizar o apk, pode ser que o façamos fora de lá, mas o aplicativo
foi colocado lá justamente para quem tem acesso a esta store. Vale lembrar
ainda que as funções presentes no app também podem ser acessadas através de
nosso site oficial http://revista.espiritolivre.org.

> E onde está o código fonte dessa app?

Em lugar nenhum. O fonte ainda não foi disponibilizado.

> Eu não achei licença sem lugar
> algum.

Por que não a publicamos. Ainda não decidimos qual licença ele usará. Assim
que decidirmos será disponibilizado.

> Devo acreditar que a app é proprietária?

Acredite no que quiser. Pessoalmente acho que não deve acreditar nisso não.
Tenho total interesse em publicar o fonte sob uma licença livre, mas ainda
não decidi qual. Assim que decidir ele será disponibilizado. Enquanto isso
vamos acertando algumas arestas que estão por fazer. Já atualizamos o app
umas 2 vezes desde o lançamento na sexta a noite.

A StillRocker <http://stillrocker.com/> foi a empresa responsável pelo
desenvolvimento do aplicativo. A eles o nosso muitíssimo obrigado. E
justamente pelo fato de termos entrado em acordo com uma empresa no
desenvolvimento (e não através de voluntários e colaboradores) é que ainda
falta acertar como o fonte será disponibilizado. Mas isso deve acontecer em
breve.

Mas, acredite, seria incoerente da nossa parte se não publicarmos o source.
Tenha certeza que isso será feito.

E vamo que vamo! Abraço a todos e um bom restinho de fim de semana...

João Fernando Costa Júnior
Comunidade LibreOffice do ES / Iniciativa Espírito Livre / Equipe Bestlinux
GNU/Linux User #422133
Ubuntu User #16167