[PSL-Brasil] Aplicativo da Rede Espírito Livre para Android já disponível na Google Play Store

panaggio.ricardo em gmail.com panaggio.ricardo em gmail.com
Domingo Janeiro 20 21:44:20 BRST 2013

> Se tiver acesso a Google Play Store você consegue acessar o app e este é o
> plano inicial.

Ou seja, oferecer a app só pra quem roda software proprietário.

> Quanto a plataforma Android especificamente, já tivemos relatos de outros
> que usam Cyanogen e outros "Androids livres" instalando através da Play
> Store.

Android livre não tem a app do Google Play Store. Essa app é
proprietária, como a própria loja.

> Quanto a
> disponibilizar o apk, pode ser que o façamos fora de lá, mas o aplicativo
> foi colocado lá justamente para quem tem acesso a esta store.

Ou seja, oferecer a app só pra quem roda software proprietário. (2)

> Acredite no que quiser. Pessoalmente acho que não deve acreditar nisso não.
> Tenho total interesse em publicar o fonte sob uma licença livre, mas ainda
> não decidi qual. Assim que decidir ele será disponibilizado. Enquanto isso
> vamos acertando algumas arestas que estão por fazer. Já atualizamos o app
> umas 2 vezes desde o lançamento na sexta a noite.

Então não é uma questão de eu acreditar em nada: a app é proprietária
até que isso seja resolvido.

Como dizem, se sugestão fosse boa ninguém dava, vendia. Mas vou
sugerir de toda forma: revise suas prioridades. Como uma entidade
muito respeitada no universo SL brasileiro e da América Latina, vocês
deveriam ser um exemplo. E publicar um software proprietário para ser
rodado apenas para quem já roda software proprietário é justamente um
ótimo contraexemplo.

> Mas, acredite, seria incoerente da nossa parte se não publicarmos o source.
> Tenha certeza que isso será feito.

Eu ia mencionar a Polícia da Coerência, mas essa você já pegou :) Mas
lembre-se: mais importante que publicar o código-fonte é libertá-lo.
Usar uma licença de código aberto não vai adiantar muita coisa.

Cogitem seriamente libertar o código ASAP. E coloquem também o apk
disponível na loja livre do Android, a F-Droid[1].

[]s
Ricardo Panaggio

[1]: http://f-droid.org/