[PSL-Brasil] Software Público Com Br

Marcus Vinicius contato em doutorlinux.com
Terça Janeiro 22 23:29:28 BRST 2013

Olá Anahuac,

A meu ver existem alguns problemas nesta iniciativa. Vou citar dois deles.

O primeiro é justamente o fato de, até onde eu sei, a logomarca do
portal software público não está licenciada como LPM. Nem poderia, pois
o que é licenciado como LPM são as logomarcas dos softwares públicos e
não a logomarca do portal (é só ler a LPM). A LPM se aplica a TODOS os
softwares que estão no portal do software público, e não a quase todos.

Segundo: quando eu pego um software do portal do SPB.gov.br público e
coloco no portal SPB.com.br, eu explicitamente estou usando um software
que o governo homologou para ser usado Brasil afora, ou seja, ele tem um
"selo de qualidade" do governo federal. Aqui temos um impasse que é o
seguinte: existe uma equipe que homologou o software e que, por uma
razão simples de segregação (separação) de função não vai poder
participar da implantação do mesmo (o fiscal não pode fiscalizar seu
próprio trabalho) onde quer que seja. Suponhamos que esta implantação
seja muito lucrativa. Como haverá incentivos para que os homologadores
continuem sendo simplesmennte homologadores, visto que trabalhando na
ponta o trabalho dá mais dinheiro ?

A meu ver, o SPB.gov.br deveria ser uma iniciativa que trabalhasse com o
efeito de uma pedra no lago, ou seja, acontecesse uma onda de
multiplicação com fomento do governo federal.

Tudo de bem, já vi que isso não funcionou. O SPB.com.br é justamente uma
tentativa de reposta a este mal funcionamento do processo. Mas temos que
refletir muito em como isto está sendo feito para não cairmos em
armadilhas que nos levem a situações como esta que eu relatei acima.
Senão, vai parecer que todo o esforço de uma comunidade cheia de boas
intenções foi utilizado para carrear vantagens para poucos.

Abraços a todos,

Marcus Vinicius
http://doutorlinux.com