[PSL-Brasil] Onde está o movimento brasileiro do software livre? (Re: MiniCom...)

Hudson Flavio Meneses Lacerda hfmlacerda em yahoo.com.br
Sábado Junho 8 16:09:28 BRT 2013

Cláudio Sampaio wrote:

> delas, ainda que seja um "compromisso ruinoso", também trabalha contra o
> movimento porque te impede o contato com as pessoas e participação nesses
> debates. Assim, o ponto de vista da liberdade de software nunca é levado ao
> grande público e, pior, quem o advoga, já que vira algo tão raro, acaba
> recebendo pecha de "esquisito", fora da realidade, eremita digital. Aliás,
> nem precisa ir tão longe: quer ver olhares de estranheza? Diga que não
> gosta de netflix e nunca o experimentaria porque ele usa DRM.

Oi Patola,

Nunca ouvi falar em netflix (é de comer ou passar no cabelo?), mas se
ele tem DRM com certeza eu nunca o usarei.

Minha situação é tal como você descreveu: minha maneira de usar
computador é tão "não recomendável" para indicar a outras pessoas (linha
de comando, fluxbox sem aditivos, scripts e teclas de atalho
personalizados), que eu sei que não posso servir de modelo (eu teria que
estudar para aprender como se faz algo no gnome ou no kde). E eu nem
sequer entraria para a Diaspora*, pois não encontrei ainda nenhum motivo
para usar redes sociais. Então, tem certas coisas das quais minha
propaganda seria fraca, pois de trata de coisas que eu mesmo não uso.

Porém, há vários problemas que ameaçam os direitos humanos através de
meios tecnológicos, e esses problemas estão ficando gravíssimos. Ainda
não sei exatamente como agir, mas, como eu disse, não acho inadmissível
que se usem aquelas redes sociais perversas (Facebook), desde que seja
incluindo como meta tirar outras pessoas de lá -- e sair dela o quanto
antes. Estou pensando primeiramente em atividades presenciais, pra não
ter que entrar nesses ambientes -- outras pessoas que já estão neles
poderiam reverberar informações.

> Não é muito legal a situação em que nos encontramos, mas acho que meio que
> inevitável. Quem ganha algum poder acaba o usando pra algo. E o poder de
> agregação de comunidades é algo muito potente.

Você vê nisso algo similar ao uso temporário de Unix pelo RMS para
iniciar o GNU? Ou como motins no interior de uma prisão perpétua?

Hudson

  O SISTEMA ELEITORAL BRASILEIRO
  tão rápido,
mas