[PSL-Brasil] Onde está o movimento brasileiro do software livre? (Re: MiniCom...)

Cláudio Sampaio patola em gmail.com
Sábado Junho 8 15:26:32 BRT 2013

2013/6/8 Hudson Flavio Meneses Lacerda <hfmlacerda em yahoo.com.br>

> Minha hipótese mais otimista é que ele existe e é atuante, porém fora de
> listas de discussão pela internet, especialmente fora desta, por ter
> sofrido "reset". Alguns podem atualmente preferir usar redes sociais (mesmo
> que sejam aquelas teias pegajosas), abandonando o uso do correio
> eletrônico. (Não freqüento nenhuma rede social digital, então não faço nem
> idéia do que ocorre nelas.)
>
> Sim, é isso. Todos os bons debates acabam acontecendo nelas. Ficar fora
delas, ainda que seja um "compromisso ruinoso", também trabalha contra o
movimento porque te impede o contato com as pessoas e participação nesses
debates. Assim, o ponto de vista da liberdade de software nunca é levado ao
grande público e, pior, quem o advoga, já que vira algo tão raro, acaba
recebendo pecha de "esquisito", fora da realidade, eremita digital. Aliás,
nem precisa ir tão longe: quer ver olhares de estranheza? Diga que não
gosta de netflix e nunca o experimentaria porque ele usa DRM.

Não é muito legal a situação em que nos encontramos, mas acho que meio que
inevitável. Quem ganha algum poder acaba o usando pra algo. E o poder de
agregação de comunidades é algo muito potente.

--
Cláudio "Patola" Sampaio
IRC: ptl  - Yahoo: patolaaa