[PSL-Brasil] Onde está o movimento brasileiro do software livre? (Re: MiniCom...)

Hudson Flavio Meneses Lacerda hfmlacerda em yahoo.com.br
Sábado Junho 8 11:11:48 BRT 2013

Oi Anahuac e todos mais,

Fiquei vários anos por fora do movimento do software livre, até que
aparentemente um acidente recente com o servidor da lista fez com que a
reiniciassem, e daí acabei recebendo o convite para "a minha nova
inscrição".

Contudo, não vejo atualmente debates como os que tínhamos por volta de
2003-2006, assim não vejo a defesa dos princípios básicos do software
livre (que não são técnicos, mas políticos: trata-se da defesa de
liberdades e direitos civis).

Pergunto-me, e a todos, onde está o movimento pelo software livre?

Minha hipótese mais otimista é que ele existe e é atuante, porém fora de
listas de discussão pela internet, especialmente fora desta, por ter
sofrido "reset". Alguns podem atualmente preferir usar redes sociais
(mesmo que sejam aquelas teias pegajosas), abandonando o uso do correio
eletrônico. (Não freqüento nenhuma rede social digital, então não faço
nem idéia do que ocorre nelas.)

Meu receio é que muitos tenham caído na lábia tecnocrática de Canonicals
e Googles ou sido seduzidos por novidades e distrações tecnológicas, se
profissionalizando dentro dos moldes limitadores de empresas que
usam/investem em "open source" e "Linux" desde que nunca se fale em
"free/libre software" e "GNU". Vi até propaganda de palestra sobre "O
sistema (sic) Linux", com direito a "comandos do ambiente Linux" e "o
kernel do sistema Linux".

Tem gente defendendo "computação em nuvens" com se não fosse na verdade
uma gélida "cerração". Tem gente adotando "software como um serviço"
como se não fosse "serviço em substituição a software". Tem gente
achando normal a propagação de telefones espertos e tabuletas,
monitorados e controlados remotamente por empresas. Espero que ainda
haja vários defensores da liberdade dos usuários de tecnologia digital,
e espero poder localizá-los.

Peço atenção para que não tomem esta minha mensagem como se tivesse
algum alvo pessoal, porque, como já disse, fiquei afastado do movimento
do software livre e caí "de pára-quedas" de volta a esta lista, não
estou a par das atualidades. Admiro, há vários anos, diversas das
pessoas que postam mensagens por aqui. Trata-se de pura curiosidade,
mesmo, para me realocar no movimento.

Agora, tentando voltar àquela ponta de polêmica iniciada -- e lembrando
que não estou inteirado dos acontecimentos para avaliá-los adequadamente
-- existe uma questão estratégica sobre o uso de recursos que criticamos.

Por exemplo, eu não uso --nem pretendo usar-- nenhum tipo de telefone
móvel, não uso nenhum serviço do Google (exceto, vez ou outra, o de
busca, e com diversas precauções), nem Skype, nem Facebook, nem Twitter
(que não chega a ser tão daninho), e já estou me preparando para deixar
o Yahoo (que já me mandou um ultimato avisando que deste mês não passo,
se não entrar no novo esquema).

No entanto, há muita gente que é usuária dependente desses serviços
traiçoeiros, e uma maneira de resgatá-las é entrando nesse tipo de
quebradas para divulgar informação. Até o WikiLeaks tem contas nesses
trecos.

O que é importante é ter uma estratégia que estimule as pessoas não a,
por exemplo, virar "fan" e "follower" do WikiLeaks pelo Facebook, quiçá
até criar uma conta só para seguir certa página, mas, pelo contrário, a
estratégia deve levar quem está nesses ambientes a deixá-los. Ou seja,
evitar compromissos ruinosos, como diz este camarada:
https://www.gnu.org/philosophy/compromise.html

[A mudança de nome do JeguePanel foi um compromisso ruinoso ou não? Eu
achei lamentável o nome ter mudado, pois reflete o quanto a ignorância,
o preconceito e a discriminação dominam o mundo. Não que o novo nome
seja ruim, é um belo nome, o que é ruim é saber que houve gente covarde
em número suficiente para pressionar pela mudança.]

Então, quem já está enredado no Facebook poderia, por exemplo, fazer uma
campanha de migração ao Diaspora*, possivelmente com um cronograma de
contagem regressiva para fechamento de conta no FaceBook. Talvez até não
seja uma idéia absurda entrar para uma rede dessas com o único objetivo
de convencer outras pessoas a sair -- mas receio que o ambiente
altamente censurador do Facebook neutralize a tentativa.

Alguém sabe de algo equivalente ao riseup.net, aqui no Brasil ou na
América Latina? Seria uma excelente iniciativa criar um servidor de
correio eletrônico com foco em segurança e sigilo, totalmente mantido
por usuários e colaboradores.

Até mais,
Hudson Lacerda