[PSL-Brasil] Onde está o movimento brasileiro do software livre? (Re: MiniCom...)

Cláudio Sampaio patola em gmail.com
Sábado Junho 8 16:31:05 BRT 2013

2013/6/8 Hudson Flavio Meneses Lacerda <hfmlacerda em yahoo.com.br>

> Porém, há vários problemas que ameaçam os direitos humanos através de
> meios tecnológicos, e esses problemas estão ficando gravíssimos. Ainda não
> sei exatamente como agir, mas, como eu disse, não acho inadmissível que se
> usem aquelas redes sociais perversas (Facebook), desde que seja incluindo
> como meta tirar outras pessoas de lá -- e sair dela o quanto antes. Estou
> pensando primeiramente em atividades presenciais, pra não ter que entrar
> nesses ambientes -- outras pessoas que já estão neles poderiam reverberar
> informações.

Nem todo mundo se sensibiliza pela causa das liberdades de softwares e
direitos digitais, infelizmente. Algumas, provavelmente, por não
conseguirem ver com clareza as consequências dessas causas. Então, nessas
horas, mais que apelar para longínquos princípios incompreensíveis para a
maioria das pessoas, mais vale apontar problemas práticos mais próximos ao
cotidiano delas. E nesse sentido, o pessoal do Facebook tem "colaborado",
tornando-o cada vez menos usável; além de interface irritante e carregada,
ultimamente, para capitalizar (ou no jargão atual anglicista: "monetizar"),
eles criaram os assim chamados "post promovidos", em que você faz
micropagamentos para que seu post chegue ao mural de todos os seus
contatos. A consequência disso é que se você *não* paga, seu post só é
visto por uns gatos pingados.

Mas as pessoas *querem* uma rede social. Não adianta. Então como até agora
o Google Plus tem sido menos censurador e menos "caça-níqueis" que o
Facebook, tenho chamado as pessoas para lá.

Eu mesmo fiquei muito dependente da funcionalidade de uma rede social.
Consegui contatos preciosos, e informações que têm me enriquecido muito.

 Não é muito legal a situação em que nos encontramos, mas acho que meio que

> iniciar o GNU? Ou como motins no interior de uma prisão perpétua?

Minha visão é pessimista, acho que está mais pro lado da prisão perpétua.
Vejo a funcionalidade de rede social como inevitável (as pessoas querem) e
vejo como únicos controladores eficientes delas empresas privadas como
Facebook e Google. Eu também meio que não sei "pra onde ir", visto que,
concordo, o Google tem tomada atitudes abertamente malignas ultimamente. :(

Ah, Netflix: é um serviço de streaming de vídeo que funciona de modo
parecido a uma televisão a cabo, com bastante conteúdo - inclusive conteúdo
original da própria empresa - e assinatura mensal barata. Tem tomado a
internet de assalto e erodido de forma bastante violenta o lucro das
operadoras de tevê a cabo. As pessoas vêem Netflix como uma "alforria" da
tevê a cabo, sem perceberem que estão entrando em uma prisão talvez até
maior (ainda que mais barata) que envolve o sequestro de seus computadores
para fazer operações que são contra o seu interesse (o DRM).

Isso é inclusive algo que ninguém menos que Bruce Perens disse numa
entrevista não-tão-recente[1]. O usuário não-técnico, ou mesmo desligado de
tendências e ideologias, tem rejeição ao discurso das liberdades de
software e direitos digitais porque lhe parece algo que confrontará outras
"liberdades" que a indústria lhe deu. Para nós, um iPhone é um dispositivo
o mais fechado e ultrajante possível, mas com ele veio, para este usuário,
uma facilidade imprecedente, uma "liberdade" da complicação técnica e
"feitiços inextrincáveis" antes acessíveis apenas a aqueles nerds de óculos
sem habilidades sociais. Algo cheio de DRM, patentes, segredos industriais,
EULAs draconianos e demais desrespeitos pode ainda assim parecer
brilhantemente liberador para uma pessoa comum, e de certo modo, é. Nosso
discurso deveria mudar para abordar isso.

[1]
http://news.slashdot.org/story/12/11/05/0122238/bruce-perens-answers-your-questions
--
Cláudio "Patola" Sampaio