[PSL-Brasil] [SPAM] Re: Novo artigo - Jogaram PRISM no ventilador

Anahuac anahuac em anahuac.biz
Domingo Junho 9 20:27:07 BRT 2013

Olá Patotla,

Primeiro permita-me agradecer pelo seu questionamento. Esse é o propósito dos meus últimos artigos: levantar o debate para tentar encontrar formas de mudar o cenário.

> "Você e sua organização, movimento, coletivo, associação, sindicato, etc vai
> aceitar, sem reação, esse tipo de devassidão? Estou conclamando a todos para
> fazermos um movimento de reação organizada para esvaziar esses sistemas
> devassos! Vamos migrar para ambientes seguros, livres e que garantam sua
> privacidade."

> Como entregar essa mensagem ao povão se, em primeiro lugar, teríamos que
> fazer todos entenderem as consequências pra "aderirem"?

Primeiro o meu texto não está direcionado ao "povão", não ainda. Infelizmente esses são massa de manobra e costumar ser guiados pelas tendências de mercado. E, em geral, a tal tendência de mercado é definida, primeiro pelos entendem da coisa, os profissionais da área de tecnologia ou aqueles usuários intensivos de tecnologia. Em segundo lugar pelas pessoas diretamente ligadas às primeiras, como os alunos de um curso de Informática, os familiares, os funcionários de uma empresa que tem om departamento de TI atuante, além das ONG's, sindicatos, movimentos sociais e etc, que utilizam a tecnologia de forma intensiva. Finalmente vem "a massa" de seguidores que se movimenta de acordo com a "tendência" definida antes.

Minha ideia, e críticas, estão direcionadas aos dois primeiros grupos. Com ênfase no segundo grupo.
Porque há questões éticas, morais e de coerência com seus discursos de fazer do mundo um lugar melhor.

> Nem 1% do povo brasileiro deve saber direito o que aconteceu no Egito, muito
> menos ter uma boa noção do impacto da espionagem dos EUA nela. E isso vale
> para todos os outros tópicos envolvidos no seu texto.

Verdade. Mas temos um número enorme de pessoas formadoras de opinião que sabem sim.
Como sitei antes elas estão em todas as organizações sociais do terceiro setor deste pais. Acredito é muita gente.

> Em geral, o povo tem aquela atitude de "eu não estou fazendo nada de errado,
> então não tem problema me monitorarem".

De novo você está certo. Mas a massa de ativistas deste país e eu diria do Mundo, não poderiam usar esse argumento.
Faz parte do Mundo Melhor, o respeito a privacidade, o direito à liberdade e todos, deveriam cuidar disso.

Pode não ser o melhor exemplo, mas os ecologistas conseguiram incutir na sociedade o conceito de que cuidar do planeta é algo importante.
Muita gente continua achando que isso é bobagem e continua se comportando como se os recursos do planeta fossem infinitos, mas nas escolas já se ensina o contrário.
Como eles conseguiram? Há 30 anos atrás os ativistas deviam estar se perguntando a mesma coisa que nós estamos nos questionando agora: como entregar essa mensagem ao "povão"?

A única resposta que eu tenho de imediato é: o exemplo faz a toda a diferença.
Se todos os movimentos sociais, independente de sua vertente, forem coerentes e fizerem seus ativismos não usando tais ferramentas devassas, uma parcela imensa de pessoas passará a perceber isso, a questionar isso, e, eventualmente, entender isso.

Para começar, pensei que todos os ativistas e organizações envolvidas diretamente com a mobilização das eleições do CGI.BR poderia ser um ótimo começo. Especialmente por que esses sim entendem o que está sendo dito.

Esta é a essência do debate. Vamos encontrar juntos as forma de chegar lá.