[PSL-Brasil] Servidores Livres

Marcelo Soares Souza marcelo em juntadados.org
Segunda Junho 10 08:37:03 BRT 2013

  Há alguns anos atrás o pessoal do Descentro e do Estúdio Livre
criaram um projeto chamado RDSL (Rede de Servidores livres) e até
conseguiram algum recurso, mas infelizmente não foi adiante.

  Nós lá do juntaDados e Artéria temos um servidor que hospedamos
ferramentas/plataformas/sites de ações de Cultura e Inclusão Digital e
estamos abertos a receber novas iniciativas. Temos um servidor
dedicado nos EUA, com bastante recurso e hospedamos tecnologias
diversas como PHP, Rails, Django e Java e usamos bancos como MySQL e
PostgreSQL.

  Atualmente contamos com um nó da rede social federada Diaspora*
(diaspora.juntadados.org), da rede social Friendica
(friendica.ambientedigital.org), Mapa da Cultura (mapadacultura.org) e
do Mucury Cultural (mapadacultura.mucurycultural.org), web crawler
federado Yacy (yacy.juntadados.org), Projeto de Cultura Digital
juntaDados (juntadados.org), Revista Rasgo (rasgo.info), Organismo
(organismo.art), Transitos (transitos.org), E-ou (e-ou.org), dentre
outros blogs e sites diversos.

  Estamos trabalhando também para renovar o convênio do Estúdio Livre
que esta hospedado no DC da RNP em Brasília, além de buscarmos
melhorar a infraestrutura para receber novas ações. O EL no passado
foi um importante servidor de stream para iniciativas de Cultura
Digital, além de hospedar outras iniciativas importantes de CD
(MapSys, Conversê e etc.). Estamos na fase burocrática de renovear o
convênio com a RNP para logo em seguida buscarmos apoio financeiro
para trocar a máquina (que já tem 7 anos lá dentro)

  Gostariamos de ajudar neste processo e da ajuda de todos para
conseguimos reviver o Estúdio Livre.

Em 10 de junho de 2013 08:33, Marcus Diogo <mvdiogoce em gmail.com> escreveu:

> Não acho que seja um problema. Por 10mil da para comprar um bom servidor e
> hospedar no rnp. acho que um projeto de algum professor universitário já
> resolveria o problema. Ou pegar servidores que não são mais usados de
> projetos antigos (tinha a do broffice.org não sei que fim deram para ele).

> Marcus de Vasconcelos Diogo da Silva
>
> "Uma montanha até um cego consegue desviar,mas é nas pedras menores que nós
> muitas vezes tropeçamos e caimos!"

Abraços
Marcelo Soares Souza
http://marcelo.juntadados.org