[PSL-Brasil] [SPAM] Re: MiniCom capturado pelas TELES... Eleições para o CGI.br ... mobilização imediata!!!

Anahuac anahuac em anahuac.biz
Quarta Junho 12 10:34:03 BRT 2013

Olá Marcelo,

> Respeito e admiro muito a tua posição.
> Te admiro muito como profissional e ativista político!

Obrigado. O respeito é mútuo e sincero.

> [...]
> mkt" nas mídias sociais.
> Esse é o meu ganha pão.
> Então, mesmo que eu não goste da grande mídia (jornais, rádio e tv) eu tenho
> que atingir com meu trabalho de comunicação estes veículos para que os
> conteúdos e nossas ideias atinjam o maior número de pessoas.
> O mesmo ocorre nas novas mídias (mídias sociais). Eu desenvolvo estratégias
> de comunicação e opero estes canais para os meus clientes através de uma
> equipe especializada. Então não posso ficar fora do Face, Twitter e youtube
Nem mesmo eu seria capaz de criticar o ganha pão de alguém.
Cada um escolhe o caminho para seu sustento de acordo com o que gosta e com as oportunidades que a vida trás.

Não estou cogitando que você pare de fazer seu trabalho.

> Se eu não trabalhasse com uma política de comunicação para a grande imprensa
> ou com as novas mídias, nossas ideias e propostas ficariam restritas apenas
> aos já "convertidos". Isso seria muito limitante e com poucas possibilidades
> de ampliação de nosso trabalho e de nossos ideais.
Será que aqui não estás confundindo duas coisas diferentes? Veja, seu trabalho é uma coisa, e sua militância não é outra?
Digo, atender os interesses de seus clientes é algo que tens que fazer e farás o melhor para isso, o que no seu caso implica no uso massivo das redes sociais, sejam elas devassas ou não. O objetivo é ser o melhor naquilo que fazes.
Mas na militância dos ideais libertários, na luta pela privacidade na rede, no posicionamento político pessoal, poderias buscar não usar essas mesmas redes?

Quanto ao argumento da limitação do alcance de nossos ideais ao deixarmos de usar as redes devassas, tenho que concordar. Não sou ingênuo ao ponto de achar que não vamos perder capilaridade e exposição. Claro que vamos. Mas eu avalio que esse é um preço justo a pagar para manter a coerência com o ativismo que fazemos. Acho que temos que cuidar para não tratar nossa militância e filosofia como um produto comercial. Em uma outra lista eu dei um exemplo: eu não publicaria nada na revista Veja, nem mesmo se ela fosse a única revista a circular neste país. Eu não concordo com a linha editorial dessa revista, portanto, se eu anunciar nela, estarei colaborando para sua manutenção, para o seu crescimento e assim ela ganha fôlego para continuar executando sua linha editorial com a qual eu não concordo. Perceba que não importa o que anuncio, poderia até ser um anúncio ou matéria paga, contra a própria linha editorial da revista.

Então temos que enfrentar o desafio

> No entanto, tenho sempre apostado nas plataformas livre. Muitas vezes com
> razoáveis recursos financeiros.
> Foi no caso da campanha presidencial da Dilma Roussef onde trabalhamos nas
> mídias sociais das grande corporações (Face, google e TT), mas inve$timos
> recur$os na plataforma Noosfero http://noosfero.org/ - ajudando assim na sua
> difusão e na melhoria de vários aplicativos desta plataforma livre.
> O #dilmanarede foi a principal plataforma da campanha da Dilma
> http://dilmanarede.com.br/
> Usamos também o Indenti.ca, com perfil da candidata e da campanha, em
> [...]
Ninguém que tenha um mínimo de bom senso poderia ou poderá deixar de admirar teu empenho e dedicação ao Software Livre e às ferramentas livres.
Mas me parece que é necessário separar o que "ganha pão" do que é "militância filosófica". É claro que seria perfeito manter esses dois "no mesmo lado", mas nem sempre é possível. É como trabalhar na Microsoft e ser ferrenho defensor do Software Livre. Pode, não pode?

> Mas por princípio tu tens toda razão.
Não sei se agradeço ou se me lamento :-)
Honestamente não quero ter razão.... quero que juntos falamos algo para combater essa devassidão e falta de respeito ao Internauta.

O que podemos fazer de contundente, além dos inócuos manifestos de repúdio?

> Ainda não consigo ser 100% coerente.

Acredite querido amigo, ninguém é.
Absolutamente ninguém.

> abraços amigo