[PSL-Brasil] [OT] Rede Sociais alternativas

Hudson Flavio Meneses Lacerda hfmlacerda em yahoo.com.br
Sexta Junho 14 10:50:03 BRT 2013

Marcelo,

Você sabe se existe algum mecanismo tipo "servidor doméstico"?
Algo que interaja com servidores externos quando o servidor doméstico
não estiver conectado, e sincronize os dados na próxima conexão?
Não sei como e se isso iria funcionar (com um número mínimo de
participantes, para sempre estar "online", poderia funcionar).
Acho que já há algo nesse sentido, usado em redes de compartilhamento de
arquivos, ou em computação distribuída.

Um dilema do controle dos dados é que, mantendo-os localmente em uma
máquina que não seja um servidor, eles não estarão disponíveis a outros
dispositivos/lugares. Se estão armazenados remotamente, o controle dos
dados fica alienado e sob custódia de terceiros. O FreedomBox é um
servidor portátil, em que a pessoa armazena e carrega seus dados consigo
-- mas não serviria tanto para ativistas sujeitos a freqüentes detenções
como Jacob Appleubaum. Então, também é importante ter como armazenar
informações remotamente.

Para a maioria das pessoas, não especialmente sujeitas a monitoramento,
é conveniente não ter que carregar muitos equipamentos a todo lado (e
deles fazer múltiplos backups e sincronizações), e ainda assim poder
acessar informações armazenadas em servidores dedicados (próprios ou,
mais comumente, de terceiros). É por isso que são presas fáceis da
enganação chamada "cloud computing" (cerração computacional), que as
leva a alienação de praticamente todos seus dados e processamentos.
Eu gosto de ter minhas informações armazenadas é localmente (estilo POP,
não IMAP). Mas isso também tem suas desvantagens.

Haveria algum método híbrido, em que o controle dos dados poderia
combinar armazenamento local e remoto -- e de modo que o armazenamento
remoto seja distribuído e, tanto quanto possível, seguro para os
usuários (contra ataques aos nós)?

Hudson

Marcelo Soares Souza wrote:
>    O Diaspora* é AGPLv3 e tem algumas partes sobre a licença MIT
>
>    Melhor que fazer parte da rede é ser a Rede. Eu fiz alguns tutoriais
> de como montar nós do Friendica e Noosfero
>
>    https://marcelo.juntadados.org/tagged?tag=Tutorial
>
>    Ajudo a manter um pod do Diaspora* (https://diaspora.juntadados.org)
> e do Friendica (https://friendica.ambientedigital.org).
>
>    Além das redes sociais tem também o Yacy, um Web Crawler livre
> (http://yacy.net/en/index.html) e temos um peer em:
> http://yacy.juntadados.org

   O SISTEMA ELEITORAL BRASILEIRO
   tão rápido,
  mas
     tão "rápido" (sic),
        tão "seguro" (sic) e
           tão "confiável" (sic),
  que
        o  resultado  oficial
  das eleições de novembro de 2012
           ainda não saiu:
                   http://divulga.tse.jus.br/oficial/
    TUDO O QUE TEMOS SÃO PROVAS DE DIVERSAS IRREGULARIDADES:

http://www.cic.unb.br/docentes/rezende/trabs/seminarioIR-AP_files/RelatoriioCortiz-Carvalho.pdf
  http://www.cic.unb.br/docentes/rezende/trabs/seminarioIR-AP.html

	Pelo voto impresso: http://votoseguro.org