[PSL-Brasil] Governo Federal obrigará mesmo Orgãos federais a cortarem mail servers MS e IBM ?

Joao S. O. Bueno gwidion em mpc.com.br
Quarta Outubro 16 16:45:13 BRT 2013

2013/10/16 Miguel Suarez Xavier Penteado <miguel_penteado em ig.com.br>:
> É aquela história...
>
> "Se posso licitar e cobrar um contrato, porque vou esquentar minha cabeça
> com esse tal de software livre que não dá dinheiro pra ninguém ..."m

Na verdade, não tem muita correlação ai -
para colocar Software Livre, o jeito é "licitar e cobrar um contrato" -
uma coisa é desenvolver  e fazer commit de algumas linhas por semana -

nao tem nenhum louco que vai querer configurar servidor de e-mail
do governo federal por hobby.

O que tem que ter sim, é uma opção acertiva na propria licitação a
alguns dos atributos que o Software Livre tem como dados, e que no
modelo privativo se tornariam bem mais complicados -

Mas nao por birra -  e sim, por que sao valores importantes para
a infra-estrutura do setor público:

Dentre os critérios, o que teria que ter em qualquer contratação
de software deveria ser na linha de:
* Código fonte disponível e auditável
* treinamento de como chegar ao produto final
a partir do código fonte - mesmo com binários
disponíveis
* Sem restrições para execução dos programas (
    limitações de licença, as vezes reforçadas tecnicamente
   limitando o número de acentos/CPUs/usuários, etc...)
* possibilidade de melhoria do software instalado, independente
do fornecedor
* Interface e documentação em Portugues
* Todos os dados e arquivos gerados em formato documentado
e/ou padronizado -
* Garantia de não haver impeditivos técnicos ou contratuais para troca
de fornecedor -
* % alta da verba do contrato tem que ser destinada  a empresas/pessoas
no Brasil (evitando que ganhem contratos meros revendedores de
software estrangeiro, e o grosso da verba vá para licenças no
exterior)

, etc... - dentre outras coisas -
Como Software Livre atende a tudo isso e muito mais
(caso falte, por exemplo, documentação em portugues, o contrato teria
que cobrir o desenvolvimento da mesma ) fica inerente a vantagem.