[PSL-Brasil] Software é gratuito, Hardware e Produtos Materiais, não

Cláudio Sampaio patola em gmail.com
Sexta Agosto 8 16:23:29 BRT 2014

Software é gratuito (livre ou não), mas Hardware e Produtos Materiais são
> comercializáveis.
> (...)
> O que eu preciso saber é: *haveria algum empecilho para empacotar e
> mercantilizar um software 100% livre como um produto físico?*

Você fala tanto sobre software livre e não sabia desse discurso da
filosofia GNU de três décadas?

Basicamente, software livre é algo em que as pessoas investem valor
(trabalho que tem demanda) e cujo retorno vem de quem a contrata para
aquilo ou por meios indiretos, como suporte. Ou, sendo indivíduo
desvinculado de instituições, em status, reconhecimento e empregabilidade.

O retorno é sem garantias mas em compensação a economia de escala agrega
benefícios, como outros melhorarem o código. Isso é possível porque a
economia de software não é igual à de bens físicos; software é o que se
chama de "bem não-escasso": o custo da cópia sendo praticamente zero, a
informação contida é que passa a ser o determinante do valor.

No entanto isso também tem acontecido com hardware, com os eletrônicos
extremamente baratos que encontramos hoje. Por isso o movimento do
*hardware* livre está florescendo, mesmo que a FSF o continue desprezando.
E nem estou falando somente de eletrônicos: com as impressoras 3D, bens de
consumo estão sendo disponibilizados sob licenças livres em sítios como o
thingiverse (da maligna Makerbot), com o custo material de quem usa um
design compartilhado desses sendo muito pequeno (dá pra conseguir um quilo
de plástico - suficiente para 50 garrafinhas de 200ml - por 90 reais).

Voltando ao assunto do *software* como bem não-escasso, mesmo sendo
software livre, o Stallman cobrava um preço astronômico pelo Emacs, e
mandava gravado em fita pra pessoa. Com o fonte, claro. Software livre não
tem que ser grátis, nem mesmo barato.

Claro, o "problema" (que é um *feature*) é que qualquer um que obtenha pode
disponibilizar de graça pros outros... É uma das 4 liberdades.

--
Cláudio "Patola" Sampaio
IRC: ptl  - Yahoo: patolaaa