[PSL-Brasil] CFP Café com Software Livre 2014

fabianne balvedi fabs em estudiolivre.org
Quarta Agosto 13 02:12:54 BRT 2014

oi Fred,

fgguimaraes em teia.bio.br>:

> Uma coisa é a pessoa usar serviços privativos. Pode até ser incoerente,
> mas é uma opção dela. Eu mesmo já discuti com o Anauhac aqui na lista sobre
> isso. Outra coisa é um grupo que se propõe a defender o software livre usar
> um serviço desses, pois ao fazer isso ele OBRIGA as pessoas a usarem esse
> serviço para interagir com o grupo. E isso é MUITO ruim.

concordo, mas tem jeitos e jeitos para se questionar isso.
O grupo de Blumenau é relativamente novo, é o primeiro
evento deles e ainda estão entendendo como funcionam
as dinâmicas da rede. Este multiverso tem elementos que
todos sabemos não ser algo que se compreende de primeira.
O lance é complexo e eles ainda não se deram conta do
quão ruim é usar o googlegroups, e por isso não priorizaram
migrar para outra plataforma.

tendo isso em vista, acho que o Klaibson acertou direto no
ponto: o foco foi totalmente pro erro. Não houve uma linha
sequer no email detonador do Anahuac sobre o acerto. E
depois a thread se desenvolveu quase toda sobre o erro.
E quem trabalha com educação sabe o dano que faz o foco
excessivo sobre o erro.

e qual foi o acerto? caramba, eles estão fazendo um evento
pra falar de software livre e em um local onde não havia
nenhum evento do tipo antes! E todos aqui sabemos que fazer
evento não é uma tarefa NADA fácil, ainda mais eventos em que
tudo depende de trabalho voluntário. Então será que não dava
pra mirar nisso primeiro e depois pensar numa forma de faze-los
compreender que usar o googlegroups é incoerente?

lembro de uma vez que o pessoal da wikipedia comentou que
entrar para a comunidade deles era comparável a entrar para
uma classe de jiu-jitsu. Que ninguém ia te respeitar de primeira,
que você tinha que mostrar a que veio e se fazer respeitar.
Bem, isso é prática comum em ambientes competitivos. Acho
que esqueceram de avisar pra galera que o ambiente era pra
ser colaborativo. E aqui pelo jeito acontece a mesma coisa.
Quando eu entrei aqui levei tapão na orelha prá caramba.
Depois que me enturmei, passei a distribuir tapão também.
Mas depois de algum tempo passei a me questionar: pra que
isso mesmo? Só porque levei tenho que dar também?
Não é assim que se evolui.

mas enfim, o que estamos fazendo aqui mesmo? o software livre
não morreu? então pra quê nos preocuparmos com tudo isso?

aliás, que tolinha foi a globo de apostar na força dele e colocar
um de seus protagonistas defendendo um ideal morto:

http://gshow.globo.com/novelas/geracao-brasil/personagem/davi-reis.html#cenas/3449448

quando contei pra minha mãe que nossa causa tinha virado novela
da globo, ela me perguntou: "por quê? ninguém mais consegue
fazer algo objetivo? ficam só enrolando e enchendo linguiça?"

confesso que gargalhei alto quando ela falou isso.

:)

.
.
.