[PSL-Brasil] Diversidades no grupo (era:CFP Café com Software Livre 2014)

Frederico Goncalves Guimaraes fgguimaraes em teia.bio.br
Quarta Agosto 13 07:53:01 BRT 2014

Olá F4bs e demais,

Em Wed, 13 Aug 2014 02:12:54 -0300
fabianne balvedi <fabs em estudiolivre.org> escreveu:

> concordo, mas tem jeitos e jeitos para se questionar isso.
> O grupo de Blumenau é relativamente novo, é o primeiro
> evento deles e ainda estão entendendo como funcionam
> as dinâmicas da rede. Este multiverso tem elementos que
> todos sabemos não ser algo que se compreende de primeira.
> O lance é complexo e eles ainda não se deram conta do
> quão ruim é usar o googlegroups, e por isso não priorizaram
> migrar para outra plataforma.

Olha só, não quero entrar muito nessa discussão do funcionamento do
grupo, pois o que me incomodou foi a forma como a mensagem do Anahuac
foi tratada. Mas a primeira mensagem do grupo é de agosto de 2010.
Depois disso tivemos toda a discussão de privacidade da Google e
outras empresas. Ou seja, não é uma "compreensão de primeira" nem o fato
de "não se dar conta". É uma opção. Ou uma não preocupação. E vamos ser
honestos. De uma forma geral nós somos MUITO mais complacentes com a
Google do que com outros softwares/serviços privativos.

> tendo isso em vista, acho que o Klaibson acertou direto no
> ponto: o foco foi totalmente pro erro. Não houve uma linha
> sequer no email detonador do Anahuac sobre o acerto. E
> depois a thread se desenvolveu quase toda sobre o erro.
> E quem trabalha com educação sabe o dano que faz o foco
> excessivo sobre o erro.

Aí vem o ponto que quero levantar. Essa é uma lista de discussão dos
usos do software livre e suas implicações. Logo, aqui é o lugar para
discutirmos incoerências. O Anahuac apontou o erro. Foi do jeito
correto? Sinceramente achei essa mensagem até mais moderada que as
outras que ele vem mandando ultimamente.  :-) Agora o que aconteceu na
sequência foi um ataque À PESSOA e não ÀS IDEIAS. E foi isso o que me
incomodou. Inclusive antes até do Klaibson, o Paulo fez mandou uma
mensagem comentando que o que o Anauhac fez foi emitir a opinião dele.
E o Anahuac inclusive se desculpou, depois, pela falta de tato na
mensagem original. Um gesto muito bacana, por sinal (e que ninguém
comentou).

Nós somos um grupo diverso, com um fio condutor que já se mostrou bem
tênue e elástico. Pessoas aqui no grupo defendem posturas bem
diferentes em relação ao software livre e eu sempre defendi a
diversidade dessas ideias, mesmo não concordando com algumas. Inclusive
na mesa em que participei no FISL e até em discussões com o próprio
Anahuac eu já deixei clara essa minha postura. Por isso eu acho que
mandar calar a boca não cabe aqui.

Um abraço e até mais.

Fred
--
Linux User #228171
Sítio pessoal: http://teia.bio.br

"Liberdade, essa palavra que o sonho humano alimenta, que não há
ninguém que explique e ninguém que não entenda." (Cecília Meireles)