[PSL-Brasil] Operação Cavalo de Tróia

Klaibson Ribeiro maffei em riseup.net
Sexta Fevereiro 14 15:14:40 BRST 2014

Opa.

Acho que não estamos chegando no ponto aqui, discutindo se Linux pega
vírus ou não.

Estamos indo para a era Pós-PC e a realidade é completamente diferente.
Essa guerra do PC foi vencida, infelizmente, pela Microsoft. São mais de
10 anos de implantação de software livre no governo, nas escolas públicas,
eventos em cima de eventos e as coisas parecem não mudar, aliás, parecem,
retroceder.

Posso citar meu próprio exemplo, são muitos anos dando aula de Linux, seja
na disciplina de Sistemas Operacionais, seja em cursos de Informática
Básica, da turma de 30 alunos, apenas 1 ou 2 alunos, se convencem que
Linux é o melhor sistema.

Temos que começar à discutir sobre como colocar Linux nos dispositivos
móveis. Notebooks, tablets e smartphones e trabalhar com Computação em
Nuvens, que não meu ver, parece ser um caminho sem volta.

Não quero entrar na discussão de Android seja uma distribuição Linux ou
não, penso que temos algumas alternativas como Firefox OS e Uubntu Edge.

Pensei sinceramente que a crise de 2008 fosse alavancar o Software Livre
no mundo, nada de novo ou muito pouco ocorreu.

Em 2013, com as denúncias de Snowden, pensei que as coisas fossem
melhorar, mas infelizmente, mas pessoas, empresas e governo, continuam
fazendo exatamente faziam, usando Windows e Mac OS.

Portanto, temos largar batalha e ir para outra frente de batalha.
Certamente, continuamos liderando em servidores, mas o usuário comum, vai
sempre preferir usar aquilo que vem no computador.

Bom final de semana.

> A justificativa de que o Linux "não pega vírus", apesar de não ser
> *100%* verdade, geralmente convence usuários domésticos a usar Linux :)

> Tiago Passos
> Projeto Web - Hospede quantos sites quiser por R$5,95/mês
> www.projetoweb.info <http://www.projetoweb.info>

Klaibson Ribeiro
Graduado em Administração de Empresas - UNISUL
Currículo Lattes - http://lattes.cnpq.br/4254300895959474
Pós-graduando em Educação Profissional e Tecnológica - CETIQT/Senai
Membro da Associação Software Livre de Santa Catarina - SOLISC -
http://www.solisc.org.br
Membro da Comunidade LibreOffice - pt-br.libreoffice.org
Membro da The Document Foundation -
www.documentfoundation.org/foundation/members/
Usuário Linux: 559705 - Registre-se é de graça - http://counter.li.org