[PSL-Brasil] Linux e a Grande Abóbora ("energia livre")

Marcos Siriaco marcos.siriaco em gmail.com
Quinta Julho 3 09:57:59 BRT 2014

Bom dia a todos.

Sou um leitor da lista e uma única vez postei algo. Mas neste momento
gostaria de postar o meu comentário sobre o item abaixo:

"Latinoware de 2012. Em 2012 teve uma apresentação de
acessibilidade digital para Surdos que, na verdade, era a apresentação
de um produto 120% proprietário e com um modelo de negócio
obscurantista. É até legal o produto, mas que é proprietário e
obscurantista é, e muito!"

Como uma pessoa ligada ao mundo do software livre "apesar de achar que não
ajudo muito sobre o tema" informo que fui eu quem convidou o pessoal da
empresa que fabrica o produto "HandTalk" (Acessibilidade digital para
Surdos) para fazer uma apresentação na Latinoware em 2012, e a intenção era
mostrar para o público presente que existem vários talentos e soluções que
podem sim ajudar ao nosso povo brasileiro e em momento algum passou pela
minha cabeça  em discutir a forma de licença utilizada no aplicativo. E sim
como disse que existe várias formas de criar algo (utilizando Software
Livre) e gerar renda. Não sei quantos de vocês lidam com esta situação de
ao acordar todos os dias e ficar pensando e tentando achar uma solução para
que os profissionais da Comunidade de Software Livre ganhem dinheiro. Pois
é este é o meu sonho. E não pensem que é fácil. Nós que fazemos parte da
organização da Latinoware juntamente com vários outros voluntários gastamos
várias horas do nosso dia discutindo sobre isso (e aceito sugestão). E caso
a presença do pessoal do HandTalk tenha causado algum constrangimento e
decepção fica aqui o meu pedido de desculpas. Mas deixo claro que
continuarei lutando pela comunidade com as seguinte metas: Colaboração,
Compartilhamento, Gerando conhecimento e Renda, sei que fazemos muito bem
as três primeiras metas, mas gerar Renda ainda é uma grande dificuldade e
isto precisa ser mudado.

Grato,

Siríaco.
Coordenação Latinoware.

hfmlacerda em yahoo.com.br>:

> Joao S. O. Bueno wrote:
> [...]
> [...]
>
> Oi, João.
>
> O debate pode ser válido, mas está num contexto estranho, onde não tem
> -- pelo menos ainda -- como ser aprofundado (presumo que o público do
> FISL não entenda tecnicamente dos assuntos envolvidos), o que facilita
> os trampolins de que falei. Há outros trampolins no FISL (Globo e
> Facebook que o digam), mas eles estão em um contexto em que podem ser
> substancialmente debatidos, como de fato parece que foram.

> [...]

Atenção.
 [ A NSA e CIA lê meus e-mails, está infringindo a
      [ Constituição dos EUA, sugiro os funcionários
      [ seguirem o caminho de Edward Snowden.

:)

Marcos Siríaco Martins
marcos.siriaco em gmail.com
<marcos.siriaco em gmail.com>

Na história da humanidade (e dos animais também) aqueles que aprenderam a
colaborar e improvisar foram os que prevaleceram.
Charles Darwin <http://pensador.uol.com.br/autor/charles_darwin/>

Format)/ABNT. Antes de pedir os anexos em outro formato, você pode instalar
o BrOffice (http://www.broffice.org/download) ou o seguinte Plugin para
Microsoft
Office (http://www.sun.com/software/star/odf_plugin/get.jsp).