[PSL-Brasil] Facebook manipula mentes e o idiota sou eu

anahuac em anahuac.eu anahuac em anahuac.eu
Sexta Julho 4 10:20:15 BRT 2014

Olá Marcelo,

UFA! Por um momento quase perdi as esperanças.
Agora que explicou fica mais fácil :-)
Como ateu que sou não lido muito bem com ressurreições :-)

Realmente parece meio improvável que nossa comunidade não veja mais TV ou não use telefone por que os softwares nessas plataformas são proprietários. Isso estaria além de nossa capacidade imediata de decisão, alteração, domínio.
Mas acho que seu exemplo não está bem encaixado com a temática. Eu diria que as TV's e plataformas de comunicação de telefonia seria equivalente ao nosso acesso à Internet, ou seja, é a parte física de conexão onde nós temos quase nenhuma possibilidade de influenciar diretamente.
Usar Facebook ou Diaspora é mais equivalente a escolher qual canal ou aparelho celular deseja usar.

Até onde consigo perceber Facebook+Gmail é algo que está além da nossa capacidade de escolher. Se não gosta de um determinado canal, mude. Se não gosta de uma determinada "rede social" mude.

Você esta incorrendo em dois erro muito graves, no meu entendimento:

1) Considerando que o Facebook+Google sçao hegemônicos e portanto não há opção;
2) Defendendo o uso de software proprietário, serviços e redes devassas.

Fazer centenas de milhares de de membros da comunidade Software Livre saiam do Facebook é tão possível, libertário e correto quanto foi a migração de Windows para GNU.
E se realmente, você e eu, achássemos que isso é impossível, não teríamos fundado o Projeto Software Livre.

Me recuso a aceitar seu conformismo com o mesmo empenho que me recuso a aceitar Software Proprietário e as redes sociais devassas. Porque no final é a mesma coisa.

Nesta lista estão sendo expostos, um a um, os motivos pelos quais não podemos coadunar com a lavagem cerebral, dominação global e vigilância absoluta impostas pelo Facebook e seus pares. Nós, o Projeto Software Livre Brasil, a comunidade Software Livre, o Movimento Software Livre e o FISL somos um movimento libertário. Libertário! Libertário!