[PSL-Brasil] Facebook manipula mentes e o idiota sou eu

Hudson Flavio Meneses Lacerda hfmlacerda em yahoo.com.br
Sexta Julho 4 11:07:28 BRT 2014

Olás,

anahuac em anahuac.eu wrote:
> Continua vexatória a cumplicidade dos membros do Movimento Software
> Livre que defendem o uso de ferramentas, plataformas, aplicações,
> protocolos, <coloque aqui o resto> devassas e/ou proprietários.
>
> Como pode ser que nesta lista, repetidamente, se defenda o uso do
> Facebook, Gmail e demais?

Talvez alguns tenham como alta prioridade "pegar mulheres" ou "ser
populares", "estar na moda", ou temam "ser um ponto fora da curva" se
não usarem software proprietário nem redes devassas.  Talvez alguns
considerem que software livre seja apenas estritamente algo relativo a
classificação de licenças de software, desconsiderando os motivos pelos
quais se escreveram essas licenças e as implicações que vão além das
licenças.  Talvez alguns sejam incentivados por certas empresas para
promovê-las dentro de eventos de software livre, talvez alguns sejam
pagos para monitorar a comunicação em redes sociais na promoção de
campanhas diversas.  Talvez alguns sejam idiotas, ou estejam sendo
feitos de idiotas, ou ainda estejam fazendo a si mesmos de idiotas.
Talvez alguns sejam gado que se deixa levar aonde os donos querem.
Talvez alguns simplesmente não se importem.

Quem saberá dizer?

====

Acho que existe uma diferença em ser vítima de uma situação e _promover_
a continuidade dessa situação para que haja mais vítimas, ou para que as
vítimas não possam se libertar dela.

Na minha opinião, usar Facebook como principal meio de promoção e até de
organização e inscrição para eventos já é estupidez, mesmo. É o Stálin
forçando todos os interessados a passar pelo posto de pedágio para serem
revistados e catalogados.

Um sinal da morte do movimento (como movimento organizado que já foi) é
que há apenas quase meia dúzia de correspondentes escrevendo nesta
lista, houve dispersão.  Já me disseram que isso é porque o pessoal
passou sua comunicação para as redes sociais devassas, abandonando
listas de correio-e -- mas não vejo nenhum sentido em se manter o uso
dessas redes devassas, havendo alternativas honestas.  (As próprias
alternativas também promovem certa dispersão, porque são muitas
(Identi.ca, Friendica, Diaspora*, Red Matrix, GNU social, Twister, etc.
etc.) -- mas isso em si não é um problema, como não é um problema haver
várias distribuições de software livre.)

Noto, na Diaspora*, por exemplo, que não parece haver muita participação
efetiva: criam-se milhares de contas, mas há pouca atividade.  Então,
não dá para esperar que outras pessoas saiam dos Facebooks se os
próprios (potenciais) ativistas não adotam _prioritariamente_ as redes
honestas, para alavancar o efeito de rede em favor das
plataformas/serviços/softwares honestos.

É claro que você pode usar seu MacBook, iPhone, Facebook e Windows se
sofre forte escravidão por deles, mas, se você defende o software livre,
a liberdade, a privacidade e os direitos civis no mundo informatizado,
_quais são suas prioridades_ ?

Não está passando de hora de colocar mais pontos fora da curva para
puxá-la na direção da liberdade, hora de influenciar o efeito de rede em
favor de plataformas, serviços e programas honestos e libertários?

«««When you surrender to social inertia,
you become part of the pressure it exerts on others;
(Richard Stallman)

Até mais,
Hudson Lacerda