[PSL-Brasil] Tipos de Redes Sociais

Cláudio Sampaio patola em gmail.com
Segunda Julho 7 15:17:57 BRT 2014

hfmlacerda em yahoo.com.br>:

> Só passam os protestos mais "domesticpáveis", que são devidamente
> monitorados -- e censurados. É impossível não ver os sinais da censura,
> do monitoramento e do direcionamento pela Facebook.

Onde? Tem exemplo? Qual protesto foi censurado pelo facebook?

> Deve ser porque isto é uma lista de debates. Seria bom organizar uma
> campanha, o que requer um grupo interessado, mas pelo visto, aqui
> praticamente ninguém se importa (nem muito com software livre,
> aparentemente). O discurso de vários é que não adianta nem tentar,
> melhor mesmo é juntar-se à manada e pastar.

Hudson, esse tipo de abordagem passiva-agressiva não é produtiva e nem
mesmo reflete a realidade. Quem aqui na lista disse que não adianta nem
tentar, e tentar o quê?

> que?
>

> Não, é falta de juízo mesmo! :-)

É assim mesmo que vê a realidade? Ou a pessoa é asceta, ou é "pura de
coração", ilibada do venenoso software proprietário e serviços fechados em
nuvem, ou é um traidor com "falta de juízo"? Você não acha que ao dizer
isso está sendo arrogante em relação às necessidades da pessoa para
socialização, estudo, trabalho - que você não conhece? Você não vê a falta
de empatia, de compreensão, que isso implica, e não vê nisso justamente
onde os ativistas mais vocais do movimento do software têm falhado,
acabando por se retratarem como maníacos radicais inflexíveis quanto à
praticidade?

> É difícil convencer pessoas a utilizarem
>

> Está mesmo difícil convencer ativistas de software livre a usarem
> GNU+Linux.

Olha, até o vocábulo "corrigido" pra GNU/Linux do Stallman você usa... Mas
tem que entender que isso é o balanço a que você chegou na sua vida por uma
série de motivos e razões e que não será aplicável pra todo mundo. E muitos
mandarão às favas o motivo pelo qual o Stallman mudou de GNU/Linux pra
GNU+Linux, acharão capricho fora de hora e de lugar.

> Não vejo ninguém imaginando que vai fazer bilhões de pessoas abandonarem
> iPhones e Facebooks imediatamente para adotar GNU e Red Matrix. O
> discurso aqui na lista é supostamente voltado para ativistas e
> interessados. Mas quando ativistas de software livre se _recusam_ a usar
> GNU+Linux, e ativistas de liberdade digital se _recusam_ a abandonar
> Facebook e Google -- pior ainda: se _recusam completamente_ a adotar

Isso é um favor que você está pedindo pra ser considerado "integrante do
clubinho"? Que a pessoa abdique de componentes importantes de sua vida
social, familiar, de trabalho e estudo? A falta de empatia está sendo maior
do que eu imaginava.

> (ainda que em paralelo) alguma rede social federada -- fico me
> perguntando que bicho os mordeu.
>

> Se o apelo de Facebook é maior do que o senso ético de ativistas, então
> já era. Podemos todos ir pastar e aguardar o abate.

Que mané senso ético. A necessidade da comunicação e associação é maior que
alguns - nesse caso - *caprichos* relacionados a software. Ninguém vai ser
asceta por causa de chatos que discutem em círculos falando sempre o mesmo
discurso, cheio de "nãos". Posso apostar que mais gente se desvinculou dos
ideais do software livre por causa desse comportamento do que por real
discordância dos ideais. Chega uma hora em que simplesmente não dá mais pra
aguentar esse discurso que não aceita balanços.

Não viva uma vida rancorosa e amarga por as pessoas não usarem o mesmo que
você acha que elas devem usar. É isso que traz às pessoas "de fora" a
impressão que somos um bando de religiosos fundamentalistas.

[]s,
--
Cláudio "Patola" Sampaio
IRC: ptl  - Yahoo: patolaaa