[PSL-Brasil] OT: TSE congela a participação social!? Governo aberto não é governo eletrônico!

Frederico Goncalves Guimaraes fgguimaraes em teia.bio.br
Sábado Julho 12 09:14:58 BRT 2014

Olá Thiago e demais,

On 11 de julho de 2014 02h02min08s BRT, Thiago Zoroastro
<thiago.zoroastro em bol.com.br> wrote:

>Tem o Quitter como substituto-livre do twitter: http://quitter.se/
>
>Substituto livre do fb: http://diasporabr.com.br/
>
>Substituto livre do orkut: http://blogoosfero.cc/ ,
>http://softwarelivre.org/

Eu nunca gostei de chamar nenhum software livre como "substituto" ou
"alternativa" para softwares privativos. Isso soa depreciativo pra mim
porque passa a impressão de que o privativo é um padrão per si e o
livre é só isso, um substituto. Sempre preferi usar a palavra "opção",
pois isso coloca todos no mesmo nível.

Além disso, não vejo essa associação direta Facebook/Diaspora ou
Orkut/Blogoosfero. E o Quitter é só UMA instância do GNU Social.
Existem várias outras.

Acho que seria mais interessante trabalharmos em algo parecido com isso
aqui:

http://www.skilledtests.com/wiki/List_of_Federated_Communication_Platforms

mas com informações em português, de forma a divulgar as alternativas
existentes e apresentando características delas. Acho que até podemos
utilizar falas do tipo "semelhante ao Orkut", mas acho que deveríamos
evitar o "substituto".

Eu e uns amigos vamos estruturar um wiki com informações para que as
pessoas possam trabalhar sua "identidade digital", usando softwares
livres. O endereço é:

http://vilarejo.pro.br

Está bagunçado lá porque eu estou organizando ainda, mas quem quiser
colaborar, é muito bem-vindo(a). Eu bloqueei o registro de novos
usuários porque estava tendo muito problema com spammers. Quem quiser,
pode mandar um e-mail diretamente pra mim que podemos conversar sobre
isso.

Um abraço e até mais.

Fred
--
Linux User #228171
Sítio pessoal: http://teia.bio.br

"Liberdade, essa palavra que o sonho humano alimenta, que não há
ninguém que explique e ninguém que não entenda." (Cecília Meireles)