[PSL-Brasil] Software Livre, não OpenSource

Bruno F. Souza bruno em javaman.com.br
Quarta Julho 16 01:33:06 BRT 2014

O Twitter eh um servico. Como servico, nao eh nem livre nem nao-livre (simplesmente o conceito "software livre" nao se aplica).

Voce nao eh obrigado a usar programas nao-livre para usar o Twitter, e voce foi mais alem, por toda a sua analise, voce nao ve nada no Twitter que esteja ferindo a sua liberdade.

Ou seja: nao existe a menor incoerencia de sua parte por usar o Twitter.

Essa analise sobre os servicos que voce usa eh a analise importante. O objetivo de lutar pela liberdade eh que voce tenha controle sobre o seu ambiente computacional. Software Livre eh uma faceta dessa analise. O uso de servicos eh uma outra faceta. As analises de cada caso sao diferentes.

Eu considero uma derrota para a comunidade Software Livre quando uma pessoa eh obrigada a considerar que algo que claramente _nao_ afeta a sua liberdade (por todas as razoes que voce citou) eh uma "incoerencia", porque esta sendo atacada por outros pela decisao que tomou.

Anahuac: voce eh um cara coerente, nao se considere "incoerente".

Bueno: existe uma diferenca conceitual gigantesca entre as 3 coisas que voce citou: Twitter, Gmail e Facebook. Mas nao vou me extender. Sugiro [1].

[]s,
Bruno.

[1] https://www.gnu.org/philosophy/who-does-that-server-really-serve.html