[PSL-Brasil] Software Livre, não OpenSource

Igor Steinmacher igorsteinmacher em gmail.com
Quarta Julho 16 11:32:45 BRT 2014

Olá Anahuac,

pouco me pronuncio aqui, mas tenho algumas considerações quanto aos pontos
que levantou agora:

> Acho que não estamos conseguindo mais definir isso. Esta é uma lista de
> Ativismo Software Livre. Então alguns preceitos deveriam reinar:
>
> 1) Não usar Software Proprietário;

OK, mas preciso ter trabalhar. E, mais, posso ser "livre" para escolher...
Eu não poderia estar usando o Gmail

2) Não fomentar ou usar redes sociais devassas;

Não fomentar: concordo. Não usar: de novo, posso ser livre? Gostaria de
continuar com minhas relações sociais com as pessoas 'não ativistas'

> 3) Focar no filosófico e não no técnico;

Bom, mas com ressalvas. Tenho na minha cabeça que todo o extremismo é
errado. Filosófico com moderação, concordo. Filosófico extremo, aí é
complicado.

> 4) Focar no ativismo e não nas nuances legais.

Perfeito

> Posso estar errado, mas a maioria dos ativistas estão calados porque não
> querem mais levar pedrada. Sempre que há um apelo para seguir os preceitos
> da FSF, do GNU são taxados de extremistas.
> Mas avalie com frieza: quem mudou foram os preceitos filosóficos do
> Software Livre?
>

> Tenho dito isso mais de uma vez: hora dos defensores de meios termos,
> aglutinações, complacência e demais, deixarem isso claro e criarem outro
> movimento.

Se for pra seguir tais preceitos, acho que sou pelego e não deveria tomar
parte em mais nada relacionado a SL.