[PSL-Brasil] Software Livre, não OpenSource

Marcelo Akira marcelo.akira em gmail.com
Quarta Julho 16 20:06:37 BRT 2014

Em 16 de julho de 2014 19:19, cristiano furtado <
cristianofurtadoba em gmail.com> escreveu:

> A sua opinião é valida porem sem sustento. Vivemos num pais capitalista
> onde as coisas somente funcionam com dinheiro.

O Software Livre (SL) não é incompatível com o capitalismo, pelo contrário.
Acho que o SL tem componentes fortíssimos para ser competitivo e muita
gente ganhar dinheiro e sustentar com Software Livre. A Red Hat, por
exemplo, encontrou um modelo para ser competitiva no modelo capitalista.
Ganhar dinheiro, pagar impostos e gerar empregos é muito bom e essencial
para a sustentabilidade econômica de um Software Livre.

> Empresas acham mais prático usar sistemas piratas do que migrar para um
> mundo estranho como o software livre. Nós que estamos ai no mercado, quando
> oferecemos um libreoffice para baixar custos e inclusive oferecemos
> treinamentos a resposta é não.

Usam sistemas piratas pois faltam empreendimentos na cadeia do Software
Livre. O usuário leigo, na sua maioria, não se interessa em saber o que é
Software Livre, ele quer saber se o software resolve seus problemas. Não
precisa trazer o usuário leigo ao Movimento Software Livre. Do ponto de
vista mercadológico, bom software é aquele que é 'invisível' para o
usuário, tem que ter interface simples e fácil de usar, não deve causar
estranheza.

A vantagem competitiva do Software Livre é você poder criar forks e seu
próprio produto customizado. Por que não criar uma nova marca, customizar o
LibreOffice às necessidades brasileiras, agregar funções, download de
templates, serviços de suporte e treinamento online? Poderia-se manter a
mesma licença, fornecer acesso ao código-fonte dos patches e respeitar
todos os direitos. Com o código-fonte disponível, concorrentes poderiam
clonar, mas o mais importante hoje não é o software, mas sim os serviços
agregados.

Preferem estar com o office pirata pois sempre cai na situação da
> impunidade. Quer um dos principais lugares que isso acontece? Faculdades.
> Uma grande parte induz alunos a utilizar softwares piratas. Dúvida?

Pelo menos na universidade pública onde trabalho isso não acontece e há uma
política rígida contra a instalação e uso de software pirata. Em outras
faculdades, percebo professores ruins que não conhecem opções de Software
Livre, isso existe em todo lugar. Não tenho estatísticas, mas acho que
antes era pior, vejo muito LibreOffice instalado e utilizado. Há muitas
frentes para o Movimento de Software Livre atuar, na área de formação dos
professores, é uma das áreas mais estratégicas, pois se formam alunos que
serão os professores do futuro, formando um ciclo. É um processo cíclico de
aprendizado/aculturação muito demorado.

Abraços,
--
Marcelo Akira Inuzuka