[PSL-Brasil] Software Livre, não OpenSource

Marcelo Akira marcelo.akira em gmail.com
Quarta Julho 16 22:05:19 BRT 2014

Em 16 de julho de 2014 21:13, <anahuac em anahuac.eu> escreveu:

> Marcelo,

Anahuac,

> Esta é a lista do Projeto Software Livre, não do FLOSS. Já caímos na
> armadilha da conciliação do OSI com o Software Livre e olha o resultado:
> hordas de ativistas confusos usando Ubuntu e Facebook, convencidos de que
> estão defendendo a filosofia do Software Livre. A minha sugestão é
> exatamente o oposto disso. Sugiro que separemos a mistura feita.

Então, acho que você não deve ter lido o que escrevi. Sou totalmente contra
a separação de movimentos no Brasil, acredito na conciliação e acho que a
lista é sobre Software Livre, independente de Movimentos, seja Movimento
Software Livre ligado a FSF ou Movimento Open Source ligado a OSI. Acho que
há espaço para os dois movimentos na sociedade e nesta lista.

> Que desfaçamos a confusão e deixemos absolutamente claro que quando
> falamos em Software Livre, em projeto software livre, em movimento software
> livre, em fórum software livre, estamos nos referindo a sua descrição
> abaixo.

Novamente, você mistura definição de Software Livre com as duas linhas de
Movimentos de Software Livre (OSI e FSF). Expliquei antes que as definições
são compatíveis para os dois movimentos: FSD = OSD. Você tem gerado muita
confusão nesta lista, procurando impor sua metodologia, que claramente é
alinhada com FSF.

> Acho que juntando os poucos que defendem a causa do Movimento Software
> Livre, possamos recomeçar, sendo mais coerentes e tentando não cair nas
> nefastas consequências da confusão criada. Sobre essas nefastas, já tenho
> escrito o suficiente nos meus artigos e não quero me repetir aqui.

Seria bom se você passasse então da ideologia para a prática, mostre
exemplos para facilitar a compreensão da sua visão. Apresente projetos, com
objetivos claros e convide colaboradores onde eles podem trabalhar e colher
frutos. Acho que já discutimos suficientemente sobre ideologia aqui, está
ficando *muito* repetitivo.

Abraços,
--
Marcelo Akira Inuzuka