[PSL-Brasil] OpenSource denigre o Software Livre

China china.listas em gmail.com
Segunda Julho 21 18:33:08 BRT 2014


Hoje os serviços na nuvem são executados usando SL: você entra em um
serviço que usa LAPP mas como não obtém nenhum binário os fontes não
precisam ser liberados. A GNU Affero GPL tentou corrigir isso mas ela
não pegou. Uma pesquisa sobre os motivos da GNU Affero GPL não ter
pegado ao mesmo tempo que um sem número de licenças livres apareceram
poderia levar ao kernel da questão.

Em 21 de julho de 2014 17:03,  <anahuac em anahuac.eu> escreveu:
>
> Olha só...
>
> Leiam com calma....
>
>
>
>
> Aracele Torres apresentou sua pesquisa de mestrado sobre a história do projeto GNU:
>
> http://softwarelivre.org/portal/noticias/aracele-torres-apresentou-sua-pesquisa-de-mestrado-sobre-a-historia-do-projeto-gnu
>
> O vídeo da apresentação pode ser assistido ao clicar em “Vídeo”, no final da notícia. De qualquer forma, eis o link direto do vídeo:
>
> http://hemingway.softwarelivre.org/fisl15/high/41b/sala41b-high-201405091403.ogv
>
> “[...] [Há] um esforço do Open Source de deslegitimar o movimento Free Software e o Ubuntu é só uma consequência disso, [de] uma coisa muito maior, [...] se é que o Ubuntu tem ou não tem a ver com isso. E como o próprio Stallman fala, […] depois de 98, se tornou mais difícil falar, ou tentar fazer com que as pessoas usassem somente software livre, justamente por este esforço do movimento Open Source. Você tem uma série de empresas enormes, investindo dinheiro pesado no pessoal do Linux, no pessoal que defende o Open Source, você tem o pessoal batendo direto nessa tecla do Open Source e tudo mais [...]” – Aracele Torres.
>
> “[...] Pelos textos do Raymond, pelas falas, pelas entrevistas que eu li do Linus, você tem realmente um esforço, não é só defendendo o Open Source, como existe um esforço em denegrir a imagem do Richard Stallman, existe um esforço em deslegitimar o Free Software como uma alternativa, [em denegrir] a filosofia, em chamar de ideológica, como se todos nós não fossemos ideológicos. Todo mundo que defende uma ideia é ideológico. Se o Open Source defende a ideia do Open Source, é uma ideologia deles […] O Open Source também é ideológico, todos nós somos ideológicos [...]” – Aracele Torres.
>
> “[...] Sobre a questão do Open Source, não se enganem, a escolha por falar apenas 'Linux', e não 'GNU/Linux' [ou 'GNU+Linux'], é uma escolha política, é intencional, é uma estratégia política de apagamento. Quem é visto é lembrado, portanto quando você fala só 'Linux', 'Eu uso Linux', 'Eu uso Linux', 'Eu uso Linux', todo mundo esquece que também tem GNU, entendeu. Então não é inocente que se diz só 'Linux', não se esqueçam que isso não é por esquecimento, é intencional, existe uma estratégia por trás disso [...]” – Aracele Torres.
>
> “[...] Eles são muito bons de propaganda, e eles têm muito dinheiro para isso, têm empresas [...]” – Aracele Torres.
>
> “[...] Para deixar bem claro, o GNU, ele não é contra a[s] empresa[s], ele não é anti-capitalista, não é que o projeto GNU queira destruir as empresas do mundo, queira destruir o capitalismo. O GNU é contra as empresas que não dão liberdade ao usuário […] O Stallman deixa isso muito bem claro. Eu li uma entrevista dele que o cara perguntava: 'Ah! Mas você é anti-capitalista? A ideia do software livre é anti-capitalista?' E ele: “Não. Eu quero que as empresas tenham sucesso, mas eu quero que elas respeitem a liberdade dos seus usuários. Eu gosto das empresas que respeitam a liberdade do usuário.' Então não é por que ele quer destruir... Ele não é contra as empresas, e ele não é contra o Open Source porque o Open Source quer vender o Linux para o mercado. Ele é contra o Open Source porque o Open Source quer vender a nossa liberdade para o mercado, é isso. O Open Source […] não está preocupado em garantir a liberdade do usuário, ele não está preocupado com isso. Eles estão preocupados em produzir um software, eles estão preocupados com a questão técnica, em produzir um software que seja bonitinho, seguro, redondinho, e que possa ser vendido [...]” – Aracele Torres.
>
> Devemos lembrar que, de fato, a maioria dos programas considerados como software livre são de fato bonitos, seguros e redondinhos. Mas a analogia feita por Aracele continua inalterada, eu apenas quis colocar este adendo.
>
> By Adfeno Huvlov
> adfeno em diasporabr.com.br
>
>
>
> --
> Anahuac de Paula Gil
>
> Anahuac - http://www.anahuac.eu
> KyaHosting - http://www.kyahosting.com
> suaNUvem - http://www.suanuvem.com
> DiasporaBR - http://diasporabr.com.br
> OpenLDAP - http://www.openldap.com.br
> Twitter: @anahuacpg
> Diaspora: anahuac em diasporabr.com.br
> Jabber/XMPP: anahuac em diasporabr.com.br
> _______________________________________________
> psl-brasil mailing list
> psl-brasil em listas.softwarelivre.org
> http://listas.softwarelivre.org/cgi-bin/mailman/listinfo/psl-brasil
> Regras da lista:
> http://wiki.softwarelivre.org/bin/view/PSLBrasil/RegrasDaListaPSLBrasil
> SAIR DA LISTA ou trocar a senha:
> http://listas.softwarelivre.org/mailman/options/psl-brasil


More information about the psl-brasil mailing list