[PSL-Brasil] OpenSource denigre o Software Livre

Filipe Saraiva mail em filipesaraiva.info
Segunda Julho 21 19:43:13 BRT 2014

Em 21-07-2014 18:33, China escreveu:
> Hoje os serviços na nuvem são executados usando SL: você entra em um
> serviço que usa LAPP mas como não obtém nenhum binário os fontes não
> precisam ser liberados.

Acho que esse caso é bem emblemático da diferença entre software livre e
open source.

Primeiro, é preciso deixar claro que não há diferença entre software
livre e software open source *a nível de disponibilização do código do
software*. Há sim diferentes licenças com finalidades e características
diferentes, mas isso é outra coisa. A diferença entre software livre e
open source se dá no nível das organizações e das ideologias de um lado
e do outro.

Como o movimento open source vê a disponibilização de código como uma
importante metodologia para melhorar tecnicamente o software, não há (ou
há pouco, vá lá) qualquer embate ético na cabeça do desenvolvedor em
utilizar o software de código aberto para prover serviços que mexem com
a ainda pouco estabilizada definição de direitos no ciberespaço. Nisso
entra os serviços que seguem o que você mencionou, china.

O movimento software livre vê isso como algo negativo, por isso as
críticas a esses serviços. Não adianta que essas empresas invistam
bastante em software com código disponível e paguem os salários de
vários desenvolvedores, quando o resultado é utilizado para interferir
na privacidade, nos direitos humanos, e em coisas que ainda estamos
aprendendo a entender (big data sobre todos os aspectos da nossa vida).

Talvez estamos assistindo a um momento na história do movimento em que
nos damos conta de que apenas a disponibilização do código fonte não é
mais condição única para defesa dos nossos direitos no mundo digital. E
sinceramente, talvez um outro movimento, com pautas mais amplas, precise
se estruturar para isso.

E com certeza não há berço melhor para esse novo movimento do que a
comunidade de software livre.

PS.: finalmente estou contribuindo com essa discussão sem ser nas mesas
de bar e no seminário do pessoal na Unicamp. ;)