[PSL-Brasil] Por que o Código Aberto não compartilha dos objetivos do Software Livre

Bruno F. Souza bruno em javaman.com.br
Segunda Junho 2 20:07:37 BRT 2014

> Dito não por mim, mas pelo próprio Stallman.
> Leiam o artigo todo. Vale a pena.

Concordo com o Anahuac, o artigo valhe muito a pena, eh um artigo bem razoavel e equilibrado.

> Se depois deste esclarecimento, não fizemos nada, estaremos tapando o Sol com a peneira e nos condenando à extinção como movimento social.

Acho que aqui eh onde discordamos... Vou pegar so o ultimo paragrafo, e quem sabe eu finalmente consiga ser claro...

> Conclusão
>
> Na medida em que os defensores do código aberto atraem novos usuários a nossa comunidade, nós, ativistas do software livre, devemos assumir a tarefa de trazer a questão da liberdade à sua atenção. Nós temos que dizer: “Isso é software livre e dá a você liberdade”, mais e mais alto do que nunca. Toda vez que você diz “software livre”, ao invés de “código aberto”, você ajuda nossa campanha.

Observa que o RMS reconhece que eh a mesma comunidade ("atraem novos usuarios a nossa comunidade"). E eh interessante que aqui no Brasil pouca gente fala em "codigo aberto". O termo "open source" talvez seja usado um pouco mais. O termo correto no Brasil, reconhecido __ate mesmo pela OSI__ eh "software livre".

A razao eh simples e eu ja repeti isso aqui algumas vezes... No Brasil, a comunidade software livre _sempre_ utilizou as praticas do "open source", mas _sempre_ foi para apresentar a liberdade do "free software". Ou seja, no Brasil, nem mesmo a galera de "open source" diz "codigo aberto", mas sempre "software livre". Ou talvez de uma outra forma, ate mesmo a galera de "open source" defende a liberdade.

Liberdade sempre fez muito sentido aqui. Essa busca pela liberdade comecou antes mesmo de software livre. Com Java e a Web, onde liberdade era poder se libertar de certos fornecedores. Antes disso, com o desenvolvimento de sistemas nacionais, na busca pela independencia tecnologica.

Aqui no Brasil, nos todos sempre dissemos "Isso é software livre e dá a você liberdade". De acordo com o RMS: "Toda vez que você diz 'software livre', ao invés de 'código aberto', você ajuda nossa campanha." E por isso mesmo, devemos falar (e falamos) sempre "software livre".

Na minha opiniao, dizer que a comunidade software livre fala pouco de liberdade por causa de open source, ou que as praticas de open source sao prejudiciais aa comunidade, eh nao reconhecer que aqui, ao contrario de la, nos todos, "free software" e "open source", sempre falamos de "liberdade".

Parafraseando esse ultimo paragrafo: no Brasil, "os defensores do código aberto atraem novos usuários a nossa comunidade" e dai, todos juntos dizemos: “Isso é software livre e dá a você liberdade”. Taticas de open source para atrair novos usuarios. Falar da liberdade para educa-los.

Isso nao eh confundir. Eh reconhecer que liberdade eh importante, ate mesmo para a galera "open source" brasileira.

Mas, eu nao vou me extender nesse assunto e nao quero iniciar outro thread longo. Fico feliz que a discussao foi boa, a ajudou a aprofundar o conhecimento de todos!

Paz.
Bruno.
Bruno Peres Ferreira de Souza                         Brazil's JavaMan
http://www.javaman.com.br                      bruno at javaman.com.br
        if I fail, if I succeed, at least I live as I believe