[PSL-Brasil] Ativista rejeita colegas que não seguem seu modelo preferido?

Joao S. O. Bueno gwidion em mpc.com.br
Terça Maio 13 10:46:35 BRT 2014

Marcelo -- parabéns pela colocação.

Acabei de voltar do FISL, onde vi essa polarização relatada - e o que
você escreveu ai reflete exatamente o meu posicionamento. Temos
necessariamente que ter pessoas em todos os pontos do "espectro" -
tanto de uso de S.L., como de posicionamento.

Se todos fossemos usuários de uma das distros que não usa nenhum
firmware proprietário ou Blob no kernel, e usassemos PCs compatíveis
com isso, datados de anos atrás, não conseguiriamos nem mais usuários,
nem firmar o pé no mercado com tecnologias livres. -

Mas de fato, uma coisa que é muito errada é criticar a outra pessoa
pela posição que ela ocupa hoje nesse "espectro". Uma coisa é leva-la
a pensar - outra é usar argumentos ad-hominem, e que, insisto, não
partem apenas dos "radicais livres". Não acho necessário termos
hipocrisia ou melindres: podemos escrever "de boa", sem ofender
ninguém: o Anahuac este ano apresentou um discurso radical e
polarizador - necessário para fazer a todos pensarem sua posição.
Nesse discurso, qualificou os usuários, principalmente de plataformas
de redes proprietárias, de forma que tomado diretamente foi ofensiva
para várias pessoas. POR OTRO LADO, o reverso se aplica: vi o Anahuac
ser atacado em várias frentes justamente pelo seu posicionamento - se
fosse só pela forma como estava abordando os usuários de plataformas
de nuvem proprietárias isso nao me incomodaria - mas o "buzzzbuzz" é
que ele e outras pessoas não deveriam ser tão radicais no que querem
usar.

Em suma o que vi do "movimento de S.L." desse ano foi um caldeirão de
diversidade e opiniões em plena fervura - que é sim, muito o contrário
de algo "morto", como era o título provocativo da mesa que catalizou
essas discussões no FISL.  Só posso pedir a todos, qualquer que seja o
posicionamento em relação ao seu uso particular de software, que tanto
evitem ataques pessoais, como que consigam perdoar ataques que tenham
recebido ao longo das discussões. Dai teremos uma chance de
'estabilizar a fervura' e caminhar pra frente.

Quanto as mazelas/desmazelas da organização do FISL, é um assunto
totalmente a parte - mas só em um almoço que tive proximo do pessoal
da ASL, deu pra ver os percalços ali nao são por má vontade - a
correria entre os organizadores foi ainda maior este ano devido ao
calendário apertado.(claro que há incidentes isolados sim, que embora
não dignos de nota neste cotnexto, espero que tenham alguma
repercussao para o "culpado")

  js
 -><-