[PSL-Brasil] Linux e a Grande Abóbora ("energia livre")

Hudson Flavio Meneses Lacerda hfmlacerda em yahoo.com.br
Terça Maio 13 21:50:03 BRT 2014

Olá, pessoal.

Eu acompanhei, à distância, as notícias sobre o FISL 15, vendo se
destacar a polêmica sobre se o movimento do software livre brasileiro
acabou ou não, se "radicais livres" são prejudiciais, sobre a defesa ou
adoção de software proprietário e de produtos e serviços bisbilhoteiros
e/ou restritivos como Facebook e iPhone, ou a questão de se o FISL não
deu exagerado espaço a eventos de interesse corporativo não alinhado com
os ideais do software livre, etc.  Esses são temas que podem ser (ou
não) considerados em reflexões para edições futuras do FISL ou para
outros eventos de software livre.

Mas me chamou a atenção a ocorrência de palestras no FISL sobre um tema
bastante questionável, e, mais estranho ainda, chamou a minha atenção a
ausência de questionamentos sobre a inclusão desses eventos, ou mesmo
sobre seu conteúdo.

Refiro-me a painéis sobre "energia livre", com anúncios de invenções
supostamente "revolucionárias", cujos entusiastas se beneficiaram com a
visibilidade internacional do FISL.  Além de não ter relação com
software livre, muito do que foi apresentado não parece ter respaldo
factual (essas "invenções revolucionárias" não deveriam ser
metodicamente analisadas em eventos científicos?).

Não sei como funciona a seleção de eventos do FISL, mas deveria haver
algum cuidado para que o FISL não seja usado como trampolim para
promoção de pseudociência, por mais bem intencionados que possam ser os
realizadores.

Motivado por essa questão, traduzi um texto de Mark Dansie sobre as
perspectivas das tecnologias de "energia livre".  Mark Dansie participa
de um grupo (GBEM) interessado em pesquisas sobre dispositivos para
independência energética que não agridam o meio-ambiente.  Esse grupo se
interessa por essas supostas "energias livres".  Mark Dansie me relatou
(por e-mail) ter interesse em "descobrir a verdade e por quaisquer
tecnologias reais, se existirem", atuando no grupo "para prover uma
visão equilibada ou científica".  Eu diria que ele tem a *mente livre*,
mas não a "cabeça aberta" ao ponto de deixar o cérebro cair.

No texto que traduzi, ele cita um desenho do Charles Schultz, o que me
sugeriu nomear essa questão sobre o FISL com o nome "Linux e a Grande
Abóbora"...

Aqui está a tradução:

Energia livre: esperando pela Grande Abóbora
https://diaspora.juntadados.org/posts/388789

O texto original:

Free Energy: Waiting for the Giant Pumpkin
http://revolution-green.com/free-energy-waiting-giant-pumpkin/

E aqui dois textos que denunciam um golpe típico, em que um suposto
"gerador de energia livre" (e ainda, no caso, dito "open source"!!!) é
usado para tomar dinheiro de pessoas incautas:

Open Sourced QEG generator: Show Me The Data!
http://revolution-green.com/open-sourced-qeg-generator-show-data/
(Nota: a formatação das citações está bem confusa.)

QEG and the Hopegirl Saga Update
http://revolution-green.com/qeg-hopegirl-scam-update/

Abraços,
Hudson Lacerda

P.S.:

Pode ser divertido conhecer uma coleção de invenções impraticáveis:
http://www.ceticismoaberto.com/ciencia/2470/motos-perpetuos-o-museu-dos-dispositivos-impraticaveis

...mas pode ser preocupante pensar em quanto dinheiro se "investe" em
projetos como este (quem será que paga?):
http://www.rarenergia.com.br/
(Achei bastante curioso o texto científico apresentado no final da
página, com gatinho atropelado e tudo mais...)