[PSL-Brasil] GNUs para Reinaldo Bispo

Bruno F. Souza bruno em javaman.com.br
Terça Maio 20 14:22:49 BRT 2014

On 20/05/2014, at 12:00, China <china.listas em gmail.com> wrote:

> Bruno, existe um ponto que o Anahuac coloca em suas postagens,
> abstraindo o tom da escrita e os ataques que eu discordo, é que houve
> uma "tolerância" com o software proprietário, e em alguns casos até
> com o desrespeito a licenças de softwares proprietários. Um exemplo é
> versões do Ubuntu (não sei se ainda acontece, mas já vi que acontecia)
> trazia softwares proprietários como drivers de placas de vídeo e
> fontes da M$. É sobre esta "tolerância" que precisamos debater.

Nao ser ativamente contra software proprietario, nao quer dizer ser favoravel. Acho que essa eh uma distincao importante. A OSI em particular nao diz nada (nem a favor nem contra) sobre software proprietario, mas sim foca suas energias em promover as vantagens e importancia de software livre. Confundir isso com conivencia, e usar as atitudes da "blogosfera" para dizer que a OSI promove a liberdade de usar software proprietario, eh atacar o aliado.

> Será
> que para atingir aos tomadores de decisão e a população em geral
> precisamos ser tolerantes com o software proprietário? Esta tolerância
> não produziu novos desenvolvedores, produziu uma massa de usuários que
> instalam jogos proprietários usando WINE.

Depende. Se sendo intolerante voce elimina a possibilidade de conversa e eventual convencimento, sim, ser tolerante eh importante. Para convencer alguem, eh preciso primeiro sentar na mesa pra conversar, e nao se convence alguem a sentar na mesa partindo de acusacoes de que ele eh um causador de problemas sociais!

Ser tolerante nao quer dizer estar de acordo nem promover. Eu acho que tolerancia quer dizer tolerancia e nao conivencia.

Quanto ao seu ponto de que isso produz uma massa de usuarios que usam Wine... Sera entao que o Wine, que permite que voce execute software proprietario no seu Linux, eh um programa que nao deveria existir? Tornar possivel as pessoas a migrarem aos poucos, e tomarem conhecimento do software livre que existe, eh um objetivo valido? Valhe a pena sermos intolerantes e dizer que os desenvolvedores do Wine sao contra o movimento de software livre? Nao seria melhor que eles tivessem feito o Wine para so executar software livre?

Educar o usuario eh necessario, e a questao eh se voce consegue educa-lo tornando sua vida mais dificil... Talvez alguns. No geral, sera necessario tornar a vida dele mais facil. Acho que isso eh um ciclo. As empresas e usuarios deram um passo, que nunca eh perfeito, e agora podemos provar melhor nossos pontos, pra mais gente, e podemos pedir e pressionar por mais um passo. A alternativa que eh forcar todos a escolher nesse momento a ser tudo ou nada pode ser linda, mas a realidade eh que teremos pouquissimos que serao tudo, e quase todos que serao nada.

Nao to dizendo que nao eh uma boa tatica. So que eh limitante, e vira um grupinho apenas. Eu pessoalmente prefiro muitos que serao mais ou menos. Damos um passo de cada vez.

As vezes, o trabalho de convencimento de uma unica empresa, pode fazer uma diferenca gigante. Eu passei anos discutindo e promovendo dentro e fora da Sun a concretizacao de uma maquina virtual Java livre. Java era na epoca, e ainda eh hoje, uma das linguagens mais usada no mundo para se desenvolver software livre. Com o convencimento da Sun (que foi feito com muito trabalho por varias das pessoas que promovem o movimento "open source"), praticamente do dia pra noite, todos os milhoes de desenvolvedores Java do planeta passaram a  usar software livre. Nao, isso nao tornou todos eles desenvolvedores de software livre, mas tornou muito mais facil a discussao sobre desenvolver software livre, dentro de empresas e projetos. (Nao tem muito a ver com a discussao aqui, mas para ver como as coisas nao sao muito pretas e brancas, a ironia foi que no final, a Sun, aplaudida pela FSF, escolheu a licenca GPL. E escolheu essa licenca em particular como forma de manter o controle sobre a maquina virtual Java, e inclusive eh uma das bases de defesa da Oracle hoje no processo contra o Google).

Esse eh um exemplo de como as coisas podem ser complicadas quando se fala de empresas (e governos), e que a posicao da intolerancia (que eh muito bacana para chacoalhar o desenvolvedor) eh muitas vezes uma barreira que tira voce da mesa de negociacoes. Como eu disse, as duas taticas se complementam, e focam publicos diferentes, contanto que o objetivo final seja compativel (ou o mesmo).

> Bem, sua mensagem foi importante para trazer o debate para um ponto
> mais equilibrado, e apesar de acharem difícil a comunidade se
> reestruturar em torno das quatro liberdades eu acho possível.
> Entretanto, a cultura do "liberdade é eu poder usar software livre e
> proprietário" está enrraizada, a reação na blogsfera só comprova isso.

Obrigado!

Eh bom lembrar que ha poucos anos a cultura enraizada era que "software livre eh ruim, nao vou usar". Estarmos no mesmo patamar, mesmo contra todo o investimento da industria de software proprietario, eh uma vitoria gigante. Mais que isso, em certas areas (cloud computing por exemplo), software livre eh a norma.

Acho que uma coisa eh voce suportar o desenvolvedor para ele tomar a decisao certa de desenvolver software livre. Outra coisa eh acharmos que o certo eh obrigar o usuario a nao ter poder de escolha! Temos eh que mostrar que escolher software livre eh melhor.

Mas de tudo isso, o que me incomoda eh acharmos que so existe uma unica forma de brigar pelo que eh certo. Eu acho que existem varias.

[]s,
Bruno.