[PSL-Brasil] GNUs para Reinaldo Bispo

Bruno F. Souza bruno em javaman.com.br
Quinta Maio 22 19:54:21 BRT 2014

On 22/05/2014, at 13:57, Isaac Filho <isaacmob em riseup.net> wrote:

> Não sou desenvolvedor, muito menos da área de informática. Sou cientista social e me sinto muito mais contemplado, eticamente, pela FSF. Não defendo de olhos fechados e muito menos boto a minha mão no fogo... Apenas sinto afinidade em boa parte das propostas deles.

Sim Isaac, e eh so ver a lista de organizacoes que voce participa, e eh claro e obvio que voce nao precisa ser desenvolvedor para aceitar a importancia da etica e da liberdade, e eh muito bacana esse seu compromisso.

Agora, eh muito normal os nao desenvolvedores, ou as pessoas que nao estao ligadas aa comunidades de software, nao terem a verdadeira nocao do que isso quer efetivamente dizer. Pra muita gente eh dificil entender a profundidade do que significa ter "liberdade" com software livre, e porque voce tem mais liberdade com seu Linux do que um outro usuario tem com o MacOSX ou do Windows dele. Por isso eh que eh normal as pessoas confundirem o beneficio mais obvio: o ser de "graca" e o permitir "fazer copias".

Por isso que a comunidade software livre brasileira costuma adotar o discurso "open source", de falar de vantagens, como o Marcelo Akira colocou tao bem no seu email. Ao falar para um empresario que ele tem mais "controle" sobre o software, ou que ele nao precisa mais fazer inventario de licencas, ou que o time dele vai ser mais produtivo trabalhando com uma comunidade, voce coloca o conceito de "liberdade" de uma forma mais concreta e mais compreensivel.

Nada disso eh perfeito obviamente, e no final das contas, muita coisa depende da qualidade do software. Muita gente usa Linux porque eh "melhor". Obviamente, aqueles que querem que todos vejam a liberdade gostariam que todos fossem educados o suficiente para saber escolher de uma forma mais profunda...

[]s,
Bruno.