[PSL-Brasil] Século XXI 'choca ovos' do autoritarismo, diz cientista político

Alexandre Oliva lxoliva em fsfla.org
Segunda Novembro 3 04:15:28 BRST 2014

On Nov  1, 2014, anahuac em anahuac.eu wrote:

> Eu tenho um sonho de dissolver o congresso e que cada cidadão vote / proponha as leis de sua casa, através de um RG com Token / Certificado digital. Mas aí estou substituindo uma estrutura, não agregando outra redundante e com regras até então obscuras.

> * A ideia não é ruim, mas parece ainda inviável. Se nem sociedades mais avançadas socialmente e muito menos populosas como os Escandinavos, Japoneses e Alemães ainda não chegaram a esse nível, acho que no Brasil vamos levar mais um par de milênios.

Ouvi dizer que houve experiências com democracia líquida, não a nível
legislativo ou nacional, mas em espaços de tomada de decisão menores,
como em partidos quanto ao seu posicionamento.  A ideia é que cada
cidadão/votante delega, enquanto queira, seus poderes de decisão sobre
assuntos de cada tema a pessoas em que ela confie no que diz respeito ao
tema.  É democracia direta sem exigir a participação permanente de cada
um em toda e qualquer decisão.  Isso acho que podia funcionar.  Vou
retomar a palestra Salvem os Hackers!, em que falo um pouquinho disso,
no Campus Party ano que vem.

> * UAU! Acho que você precisa dar uma olhada nos canais Discovey. Se fala em facebook a cada 20 minutos :-)

O que mais me doi é ver esse tipo de propaganda na TV Justiça e na TV
Cultura de São Paulo :-(

Free Software Evangelist|Red Hat Brasil GNU Toolchain Engineer