[PSL-Brasil] Lançaram o Trisquel 7.0 LTS Belenos!

Sergio Durigan Junior sergiodj em sergiodj.net
Quarta Novembro 5 16:04:40 BRST 2014

On Tuesday, November 04 2014, Marcelo Akira wrote:

> Oliva, tenho a seguinte dúvidas:

Não sou o Oliva, mas vou tentar respondê-las.

> 1) Pesquisei se o Trisquel usa o kernel Linux-Libre e encontrei um
> tutorial de como recompilá-lo [0], achei estranho, pois deveria ser
> mais fácil de atualizar. Isso indica que eles não usam o kernel livre
> por padrão, certo?

Não entendi a lógica que você usou.  O Trisquel vem com o Linux-libre
instalado por padrão; este tutorial serve para você *atualizar* o
Linux-libre que vem instalado na distro.

> 2) Qual é a razão técnica da utilização de BLOBS não-livres no Linux?

Acho que essa pergunta poderia ser expandida para "Qual é a razão
técnica para a utilização de softwares proprietários?".

As empresas não querem liberar o código-fonte do driver/blob por vários
motivos (vergonha?  interesses escusos em controlar os usuários?), mas
não há razões técnicas para se fazer isso.

O tão-grande-onipotente-oh-salve-salve Linus Torvalds poderia se opôr a
tal prática, mas como ele está fazendo aquilo tudo por brincadeira, a
minha forte impressão é que o termo "liberdade de software" seja apenas
uma piada para ele.  Acho que a adoção de software proprietário no Linux
tem suas raízes no comodismo: é mais fácil (e mais popular!) aceitar um
driver proprietário para a placa de rede XYZ, do que exigir que o
código-fonte do driver seja disponibilizado.  Razão técnica?  Não vejo
nenhuma.

> 3) Se a dúvida (1) for verdadeira, então a Trisquel deveria estar fora
> da lista de distribuições livres indicadas [0] pela FSF? Todas
> distribuições desta lista adotam Linux-Libre?

O Trisquel não deve ser excluído da lista, conforme explicado acima.

Já a respeito da segunda pergunta, todas as distribuições livres que eu
conheço utilizam o Linux-libre, mas isso definitivamente não é uma
pré-condição para que a distribuição seja "endorsada" pela FSF.  Você
pode criar uma distribuição totalmente livre sem precisar utilizar o
Linux-libre, desde que conheça as partes proprietárias do Linux e
retire-as devidamente.  No entanto, como o Linux-libre é feito
exatamente por esse motivo, então as distros preferem não reinventar a
roda.

--
Sergio
GPG key ID: 0x65FC5E36