[PSL-Brasil] sobre privacidade [Era: Criação Partido da Tecnologia da Informação]

fabianne balvedi fabs em estudiolivre.org
Quinta Novembro 6 15:59:25 BRST 2014

> Oi Fabianne,
>
> Acho que há contradição quando você diz explicitamente que "... minha
> privacidade diz respeito somente a mim...".  É nesse ponto em que eu
> discordo de você: não diz, não!  Diz respeito a você e a todas as
> pessoas que se comunicam contigo.

Sergio, acho que o problema aqui está sendo sua interpretação
do uso do possessivo "minha", porque você está colocando
a privacidade de outra pessoa como se fosse minha privacidade
também: não é! Cada pessoa tem seu jeito de lidar com sua própria
privacidade e seus motivos para tal. Não acho que alguém tenha de
ficar se justificando por querer ou não privacidade, quem decide
sobre meus dados sou eu, mas quando são MEUS dados. Agora,
se tem dados de outra pessoa envolvidos, não são mais meus,
são nossos, mudou o possessivo e aí sim se aplicam outras regras.

De minha parte, penso que devo no mínimo seguir o que rege a lei
em relação aos dados que chegam até a mim. Mas se meu provedor
de email não fizer o mesmo, quem deve responder por isso é a empresa
que controla ele, não eu. Claro que meu senso de ética me faz avisar as
pessoas sobre essa possível falha de caráter, caso venha a ser percebida.
Mas acusar alguém de displicente é muito pré-julgamento. Você não é a
pessoa para saber dos motivos dela e nem ela tem que dar satisfação a
alguém do porquê estar utilizando tal provedor. Dizer que a pessoa está
"forçando" você a usar a google também não procede. Existem outras
formas de comunicação, email nunca foi a única. Você só tem que
eleger o que é prioridade pra você.

Abs.

.