[PSL-Brasil] Chrome é Software Privativo?

Filipe Saraiva mail em filipesaraiva.info
Quinta Novembro 6 23:19:50 BRST 2014

Muito bacana sua contribuição Oliva, não conhecia os exemplos que o
amigo trouxe.

On 06-11-2014 20:19, Alexandre Oliva wrote:
> (...)
>
> Também me refiro à exigência da OSI de que, para ser open source, o
> software modificado deve ser distribuível sob os mesmos termos de
> licenciamento do original, condição não atendida pelo GNU autoconf, que
> exige a exclusão de algumas permissões adicionais às da GPL para alguns
> tipos específicos de modificações, mas não deixa de ser Livre por causa
> disso.

Nesse caso a OSI não reconhece o autoconf como código aberto?
Interessante, vou procurar ler sobre esse tópico.

> São casos bastante raros, mas mostram que a tentativa de codificar a
> definição de Software Livre em critérios mais imediatamente observáveis,
> do projeto Debian, posteriormente adotada e pela OSI, não resultou em
> algo equivalente.

Interessante essas exceções para a ideia de que as 4 Liberdades do
software livre como definidas pela FSF são iguais às 10 Diretrizes do
código aberto como definido pela OSI.

Apesar disso, acho que no geral cabe fortalecermos a ideia que em termos
de software não há diferença entre software livre e código aberto -
apenas em termos de software, ou mais especificamente do código fonte,
nada mais.

Porque o que comumente acontece quando alguém pergunta se software X é
ou software livre ou código aberto, é que a pessoa parte de um equívoco
ao pensar que essas nomenclaturas se referem aos softwares, e não aos
movimentos políticos que levam esses nomes.

Valeu Oliva e pessoal;

--
Filipe Saraiva
http://filipesaraiva.info/