[PSL-Brasil] Chrome é Software Privativo?

Alexandre Oliva lxoliva em fsfla.org
Quinta Novembro 6 20:19:59 BRST 2014

On Nov  6, 2014, Filipe Saraiva <mail em filipesaraiva.info> wrote:

> Não há diferença entre software livre e código aberto quando falamos de
> software.

Sendo bem rigoroso, há diferenças sim, até nesse nível.

Nem estou falando dos enganos da OSI em aprovar licenças como a RPL
original, que segundo consta não se enquadravam na própria definição mas
foram aprovadas na época em que a OSI não tinha percebido ainda o
problema que causava promovendo a criação de mais e mais licenças
mutuamente incompatíveis.  Felizmente essa fase acabou e hoje é
publicamente reconhecida como um erro.

Estou falando de questões como software Tivoizado, que deixa de ser
Livre (segundo a própria FSF) mas continua sendo open source (segundo a
própria OSI).

Também me refiro à exigência da OSI de que, para ser open source, o
software modificado deve ser distribuível sob os mesmos termos de
licenciamento do original, condição não atendida pelo GNU autoconf, que
exige a exclusão de algumas permissões adicionais às da GPL para alguns
tipos específicos de modificações, mas não deixa de ser Livre por causa
disso.

São casos bastante raros, mas mostram que a tentativa de codificar a
definição de Software Livre em critérios mais imediatamente observáveis,
do projeto Debian, posteriormente adotada e pela OSI, não resultou em
algo equivalente.

Free Software Evangelist|Red Hat Brasil GNU Toolchain Engineer