[PSL-Brasil] Ninguém deveria usar Facebook, diz Glenn Greenwald

Sergio Durigan Junior sergiodj em sergiodj.net
Sexta Novembro 7 04:04:55 BRST 2014

On Thursday, November 06 2014, Alexandre Oliva wrote:

> Não sei se a FSF acha que “tudo bem”, mas certamente seu uso não
> contraria a bastante bem delimitada missão da FSF, que tem a ver com
> usuários terem controle sobre suas *próprias* computações, com Software
> ser Livre ou não.  Embora isso toque em questões de censura e
> intimidade, nem tudo que envolva censura ou intimidade automaticamente
> tem a ver com a missão da FSF.

Obrigado pela (longa!) resposta e pelas reflexões.  O mais legal foi que
boa parte do seu e-mail contém uma explicação que eu concordo
inteiramente ("a FSF tem um escopo definido"), então eu nem precisaria
responder a essas partes.  Decidi só confirmar que estamos "na mesma
página" por desencargo de consciência.  A parte em que eu (re)coloco
meus pontos está mais no final do e-mail.

> É discutível se ela deveria expandir seu escopo, se é que ela poderia
> fazer isso (por exemplo, se essa modificação seria legalmente permitida
> por lei, se os contratos de atribuição de copyright relativo ao projeto
> GNU permitiriam essa expansão, se as doações que recebeu ao longo dos
> anos poderiam ser redirecionadas para outras questões mais amplas) e se
> seria útil fazer isso (por exemplo, se atuais apoiadores continuariam
> apoiando ou não, se outros que não são passariam a ser).

Não tenho o que tirar nem pôr :-).  Você sabe que apóio a FSF e seus
ideais, e, apesar de ter um sonho íntimo (ops, talvez eu não deva
expô-lo aqui?) de ver a fundação expandir seu escopo, esse não é e,
quero crer, nunca foi o ponto que defendi nessas mensagens sobre o
Twitter.

Conforme você mesmo falou ali embaixo...

> Há argumentos para manter o escopo mais focado, concentrando esforço
> numa questão específica.  Há outros para abrir o leque apesar da
> possibilidade de dispersar esforços.  No fim das contas, a FSF é quem
> decide (ou decidiu, se não puder mudar) a questão em que vai trabalhar.

... e assino embaixo.

> E certo que a questão dos serviços web tem uma proximidade à questão do
> Software Livre muito maior que, por exemplo, o veganismo, ou mesmo o
> vegetarianismo, a ponto de a FSF tomar posição em casos que têm efeitos
> iguais aos do software privativo, especificamente quando afetam
> computações do próprio usuário, mesmo que desempenhadas através de
> serviços, os chamados SaaSS (serviço como substituto de software).

Obrigado por fazer essa observação (de que a questão dos serviços web é
muito mais próxima do que as outras que você havia mencionado).  Seria
muito fácil desviar a discussão aqui, e aí a argumentação ficaria
impossível!  :-)

> Ao mesmo tempo, questões que não são computações próprias, mas
> computações colaborativas, tais como serviços de intermediação de
> comunicação, sejam email, microblog, ou repositórios colaborativos e
> públicos de software, parecem não encontrar equivalência no escopo de
> atuação da FSF.  Então, é razoável, embora desapontador, a FSF não tomar
> posição, mesmo que outras questões que acabaram nos levando ao interesse
> e ao ativismo pelo Software Livre estejam presentes e tornem nossa
> posição quanto a esses serviços óbvia.

É aqui que eu começo a ter um outro posicionamento, por assim dizer.
Concordo, como disse acima, que a FSF não precisa se concentrar em
questões que ela não considera fundamentais.  Mas o meu ponto, desde o
começo, é que o fato de a Free Software Foundation --- uma fundação que
tem como missão lutar pela liberdade de usuários de software ---
utilizar o Twitter pode ser (e arrisco a dizer que muitas vezes é)
entendido como um apoio a essa plataforma e ao que ela representa (a
saber: utilização de software proprietário em diversas camadas de
implementação, sem mencionar outros problemas correlatos mas não
diretamente ligados ao assunto "Software Livre").

Não mais espero da FSF um posicionamento a respeito de assuntos que, em
meu julgamento, são inseparáveis da questão "Software Livre", como por
exemplo o respeito à privacidade na rede (se bem que o guia E-mail
Self-Defense toca bastante nesse ponto), Free Culture, hardware, e
alguns outros tópicos.  Já se foi o tempo em que eu achava que a
fundação iria (ou teria que) se posicionar em todas as áreas.

> [...]
> ou mesmo que conhecemos e apoiamos em decorrência de nosso envolvimento
> com o Software Livre, aceitarmos que não podemos presumir apoio da FSF
> nas questões mais amplas quando elas não se enquadrem no escopo de
> atuação da FSF, e levemos adiante essa bandeira mais ampla, com ou sem
> organizações juridicamente estabelecidas para esse fim; aceitar que
> vamos encontrar, dentro do movimento Software Livre, pessoas que não
> concordam com essas posições, mas que apoiam a FSF e o movimento
> Software Livre justamente porque tem um escopo mais delimitado com o

Entendo e respeito seu ponto.  Da minha parte, o que me parece é que
nós, ativistas preocupados com questões mais amplas mas não menos
importantes, somos os responsáveis por apontar deslizes que possam ter
passado despercebidos, mas que abalam a coerência e, em certo ponto, a
credibilidade de uma fundação-que-defende-o-Software
Livre-mas-usa-um-serviço-que-promove-software-proprietário (tanto no
"front-end" como no "back-end").

Em outras palavras, e novamente usando a única opinião que tenho
disponível no momento (a minha ;-), a coerência sempre foi um dos
pilares do Software Livre e de todo o movimento por trás; se está tudo
bem usar o Twitter para alcançar mais pessoas (argumento usado pelo John
Sullivan, e que eu tomo como o argumento oficial da FSF), então também
tem que estar tudo bem usar Facebook pra alcançar (muito!) mais pessoas.
Mas o engraçado é que, no caso do Facebook, a FSF faz questão de se
posicionar firmemente contra esse serviço, mesmo considerando-se que a
relação "Facebook <-> Software Livre" é, tomadas as devidas proporções,
essencialmente a mesma de "Twitter <-> Software Livre"...

--
Sergio
GPG key ID: 0x65FC5E36