[PSL-Brasil] sustentabilidade de Apps Livres: #comofaz?

heitor em bacula.com.br heitor em bacula.com.br
Domingo Novembro 23 21:09:55 BRST 2014

> "se alguém pega um código livre, modifica, compila e vende também de
> novo, só que com outro nome e sem fornecer o código fonte, violando a
> GPL: como se comprova isso?"
>
> Principalemnte provas documentais, notamente: captura de telas, cópia dos códigos, laudo pericial, etc. sem prejuízo de outras: testemunhas etc.

"mudar as telas é relativamente simples, por isso sempre fiquei pensando
como se faz para provar que outro software está usando teu código com
modificações não compartilhadas."

Por isso o perito. =)

> "quais os trâmites para se garantir o cumprimento da GPL?"
>
> 1. Ação Indenizatória por Danos Materiais, Morais e Existenciais.
> 2. Notícia Crime (Art. 184 CP).

"já teve casos no Brasil onde alguma pessoa/empresa entrou
com ações deste tipo na justiça?"

Ofensa a direitos autorais? O tempo todo. Ofensa a licenças inspiradas em copyleft? Desconheço, mas com certeza deve existir..

> "e se eu estou desenvolvendo uma app para celulares e a disponibilizo
> como software livre, como vou obter um mínimo de sustento através
> dela? porque mesmo cobrando pela app, qualquer um pode pegar o fonte,
> compilar e então disponibilizar de grátis, desde que também forneça o
> fonte. E uma vez que as apps geralmente não requerem suporte de nenhum
> tipo, de onde viria o sustento para os desenvolvedores dela?"
>
> Evoluções Patrocinadas? Publicidade? Subscrição?

"não conheço a categoria da evolução patrocinada, tens algum
exemplo de software que faz isso?"

https://www.google.com/webhp?sourceid=chrome-instant&ion=1&espv=2&ie=UTF-8#q=sponsored%20development

"sobre publicidade, não parece ser uma solução porque
alguém poderia simplesmente pegar o fonte, tirar os vínculos
com os anúncios e disponibilizar como SL novamente. Até
onde eu sei não estaria infringindo nada."

É um risco que se corre quando abre o código, não? Mas até lá provavelmente já existirá um ecosistema de colaboradores, contribuidores etc?

"Com a subscrição não seria o mesmo problema?"

Penso que sim.

"apps para mobiles na sua maioria não estão conectadas a algum
tipo de prestação de serviços, quer seja de suporte, quer seja de
aprendizado para seu uso. Por isso vejo neste campo uma área
bem complicada para a geração de renda para a equipe
de desenvolvimento.

por exemplo, tem uma app fechada que ajuda a equilibrar as horas
de sono de uma pessoa. Grava ruidos durante a noite, faz uma média
das horas dormidas, enfim, é uma auxiliar da saúde do sono. A versão
gratuita tem anúncios e a paga não tem, além de ter algumas features
a mais. Porém, se ela fosse uma app livre, o que impediria alguém de
compilar o código e disponibiliza-la sem anúncios e com as features
a mais "de grátis" na mesma app store, de forma livre também?"

Nada. Mas aí como ela ia se sustentar economicamente?